Pesquisa levará em conta aspectos como gênero, raça, orientação sexual e deficiências físicas
Um novo olhar sobre a diversidade do mercado baiano de comunicação, propaganda e marketing está prestes a ser lançado. O Censo Diversidade Bahia 2024, uma iniciativa da Youpper Insights, empresa de consultoria em inteligência de pesquisa, em parceria com a empresa Umbu Comunicação & Cultura, tem o objetivo de identificar e analisar o perfil dos profissionais desses setores, levando em consideração aspectos como gênero, raça, orientação sexual e deficiências físicas.
Programado para ser realizado no mês de junho, o estudo traz em sua metodologia uma combinação de abordagens qualitativas e quantitativas, com enfoque em profissionais das áreas de mídia, atendimento, planejamento e comercial.
“O levantamento irá ultrapassar números e estatísticas, funcionando como um verdadeiro manifesto em prol da pluralidade e justiça social”, pontua Diego Oliveira, CEO da Youpper.
Os resultados serão divulgados ao mercado no dia 25 de julho. Oliveira afirma que o censo poderá fornecer dados importantes para a formulação de políticas e ações afirmativas que promovam e valorizem a diversidade de vozes.
“Nosso objetivo é entregar à sociedade uma visão abrangente, detalhada, a fim de compreender melhor a representatividade e inclusão desses grupos no mercado de trabalho. É um passo audacioso em direção a um futuro em que todos tenham espaço, voz e oportunidades”, conclui.
“Estamos desafiando o status quo, confrontando preconceitos e construindo pontes que conectam pessoas e ideias. Assumir e ter coragem de fazer esse movimento é um compromisso que assumimos em prol do desenvolvimento do mercado de comunicação que busca incluir a todos”, afirma Mirtes Santa Rosa, sócia diretora da Umbu Comunicação & Cultura, empresa que trabalha focada em inclusão e antirracismo e que possui, entre outras iniciativas, o portal Umbu.
O Censo Diversidade Bahia 2024 conta com apoio da ESPM, ATcom Comunicação Corporativa, Darana RP, Lé com Lé e Pretas Criando.