Conhecer e entender os clientes, suas necessidades explícitas e ocultas, suas dores e, sobretudo, sua maneira de escolher, quais atalhos mentais, heurísticas e vieses impactam sobre suas decisões. Muitas vezes não basta “escutar” o que ele diz, é preciso também saber o que ele faz, seu comportamento.
Agrupar e identificar padrões de compras e comportamentos dos clientes, quais são similares e quais são diferentes. Gerar e produzir valor para estes clientes, soluções e produtos que resolvam suas demandas. Promover e ofertar valor, comunicação, branding, vendas, afinal, se o cliente desconhecer que existe seu produto ou marca, e como ela pode ajuda-lo, mesmo a melhor solução será desprezada. E, finalmente, entregar valor prometido, atender, ou superar, as expectativas e potencializar os resultados destes clientes.
O foco e a razão de ser das empresas, dos negócios e do marketing é este: entregar valor para os clientes!
- Entender
- Produzir (valor)
- Comunicar e ofertar
- Entregar (valor)
- Cultivar
Resultado disto? Lucro e longevidade. Resultados de curto e longo prazo, compras e recorrência de compras, fidelização e indicação. Foque na cadeia de valor para o cliente, foque no cliente.