Ideia é se tornar uma “marca criadora” e alcançar novas audiências por meio da conversa com o público e de parcerias com influenciadores como Nah Cardoso, Lucas Inutilismo e Podpah
A Chevrolet Brasil lança nesta semana uma nova estratégia para seu canal no YouTube. A empresa tem o objetivo de se tornar uma marca criadora, produzindo conteúdo com a linguagem da plataforma e se conectando a novas audiências, um movimento inédito para a indústria automotiva no Brasil.
“Temos visto uma tendência na plataforma de marcas atuando como criadores de conteúdo, um conceito que chamamos de ‘brand as creator’. Elas passam a produzir vídeos que tem a linguagem dinâmica do YouTube. Assim, essas marcas podem encontrar novas audiências, gerar insights e criar uma nova comunidade ao redor do seu canal, e, com isso, conseguir focar no argumento que faltava para o consumidor tomar uma decisão de compra, por exemplo”, explica Gustavo Pena, Head de Negócios do Google Brasil para Indústria Automotiva.
O projeto inclui a criação de conteúdo exclusivo para o YouTube sobre o universo automotivo misturado ao mundo do entretenimento. O canal terá postagens frequentes, envolvendo um seleto time de criadores que falam de tecnologia, música, games e cultura pop. Os primeiros vídeos exploram os features e as tecnologias dos modelos Onix e Onix Plus, apresentados por Nah Cardoso, Podpah (Igão e Mítico), Lucas Inutilismo, Damianizando, Lu Ferreira (Chata de Galocha) e Patrícia Ramos. Juntos, os creators falam com mais de 14 milhões de seguidores no YouTube.
“O brasileiro é um aficionado por vídeos, pelas redes sociais e por carros. Os criadores de conteúdo nativos do YouTube ajudam a comunicar de maneira mais próxima os atributos dos nossos carros e a nos conectarmos ainda mais com nosso público. Queremos que a audiência se informe, se divirta e se identifique com o nosso conteúdo”, afirma Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.
Mais conteúdos
Por meio dos challenges populares nas redes sociais, os creators vão realizar tarefas totalmente conectadas com seus estilos de vida, utilizando os recursos do carro. O objetivo é incentivar os espectadores a se relacionarem mais intensamente com seus automóveis Chevrolet e gerar conversas relevantes com o público na plataforma.
Nos próximos meses, além do Onix e do Onix Plus, entram em cena outros modelos da montadora e seus diferenciais, como o Wi-Fi embarcado com capacidade de conexão para até sete dispositivos, espelhamento de tela por meio do sistema MyLink, sistema de frenagem autônoma, serviço de telemática Onstar e outros features.
A estratégia de personalização do conteúdo da Chevrolet no YouTube conta com a parceria da Commonwealth//McCann – divisão da WMcCann responsável pelo atendimento à Chevrolet; e da Rede Snack, empresa especialista de social content da B&Partners.co, produtora dos vídeos para o Canal @ChevroletBrasil, com estratégia de mídia digital da Isobar, da dentsu company.
“Além de pensar em estratégias exclusivas para o canal, também pensamos no conteúdo pelo ponto de vista das pessoas. Por exemplo, se vamos falar de conectividade, vamos abordar com o mesmo olhar de quem ama gadgets. Esse tipo de detalhe ajudará a construir a comunidade do canal”, explica Vitor Knijnik, Co-CEO e Partner da Rede Snack.
Sobre a Chevrolet
Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em 79 países e vendas de mais de 3.2 milhões de veículos em 2020. A Chevrolet oferece um amplo portfólio que inclui veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética com desempenho envolvente, design inovador, equipamentos de segurança passivas e ativas além de tecnologias práticas.