9ª edição

Cibersegurança para profissionais de marketing

Por Redação

18/09/2023 15h04

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Seja qual for o tamanho ou a área de atuação da empresa, o marketing sempre estará no centro da estratégia de negócios. É o marketing que constrói a imagem reputacional, cria estratégias de engajamento e nutre relacionamentos para possibilitar a expansão das audiências em seus mais diversos canais.

Na era digital, que cresce com uma velocidade nunca vista antes e que está em constante evolução, os profissionais de marketing têm desempenhado um papel cada vez mais importante na gestão de dados. Quanto mais informações dos clientes os profissionais tiverem em mãos, mais personalizadas são as comunicações e as ofertas feitas sob medida, resultando em aumento de faturamento e vendas.

No entanto, diante desse mar de dados e de uma legislação cada vez mais dura e específica sobre proteção de dados, já não há mais espaço para ignorar a necessidade dos profissionais de marketing de se preocuparem com a cibersegurança. O risco de um vazamento de dados sempre estará presente. Não importa a qualidade do site da empresa, das campanhas de e-mail marketing e de mídia social: basta uma pequena violação de segurança para macular a reputação e gerar prejuízos financeiros incalculáveis.

Lidar com dados e informações pessoais dos clientes deve ser uma atividade cercada de ética e responsabilidade. Em muitos casos a empresa não possui um profissional dedicado à cibersegurança e esse papel é assumido pelo gestor de marketing, que deve garantir que todos os dados obtidos serão utilizados de acordo com a legislação em vigor.

Uma pesquisa realizada pela PWC revelou que 76% dos consumidores entrevistados consideram o compartilhamento de dados pessoais como um “mal necessário”. No entanto, quando o assunto é a proteção dos dados, 85% dos entrevistados afirmaram que gostariam que houvesse mais empresas em que pudessem confiar os seus dados. Os números mostram que o uso de dados com responsabilidade e ética podem, sim, potencializar os resultados da empresa.

Neste contexto, os profissionais de marketing devem assumir um papel cada vez mais ativo para garantir o equilíbrio entre a experiência do cliente, a privacidade e a segurança cibernética. Além disso, devem promover ativamente ações educativas de médio e longo prazo com o seu público para ensiná-los as melhores práticas para lidar com o compartilhamento e a proteção de informações sensíveis.

Sobre o autor:

Leonardo Meireles:

Coordenador de marketing da Trust Control

Com mais de 15 anos de atuação nos mercados público e privado, somando formações em comunicação social, marketing digital e projetos, Leonardo Meireles já contribuiu para o desenvolvimento de estratégias de comunicação para empresas dos mais diversos segmentos. Nos últimos anos se dedica a construir marcas com presença forte e reputação positiva no mercado. É incansável por explorar novos horizontes e tem por missão conectar pessoas, marcas e produtos por meio da transformação digital.