Movimentos do mercado

Claudio Sena assume docência na UNIFOR e Ariana Melo é a nova coordenadora da 365 Lab

Por Redação

03/03/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Depois de alguns anos como coordenador da agência experimental de publicidade e propaganda da Unifor, a 365 Lab, Claudio Sena agora se dedica à docência na instituição, além de ser autor de artigos e pesquisas nas áreas da Comunicação, Sociologia, Antropologia, Cultura, Artes e Novas Tecnologias. E quem assume a coordenação na 365 Lab é Ariana Melo.

 

Em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, os profissionais contam mais sobre suas respectivas trajetórias no mercado da comunicação e marketing.

 

Claudio Sena

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Claudio Sena tem estágio na França, pela Université Lumière Lyon 2 e também é pesquisador associado ao Laboratoire EVS – Environnement, Ville, Société. Cláudio é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal e tem pós-graduado em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ele tem mais de 15 anos de experiência profissional como redator publicitário e planejamento em agências de comunicação, além de trabalhos desenvolvidos como freelancer para clientes privados e em campanhas políticas. 

 

 

NM: Como foi sua trajetória na Unifor até o atual cargo? 

Claudio Sena: Minha chegada à assessoria da coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor é um movimento natural, já que sempre estive envolvido com as decisões do curso e já sou integrante da equipe que pensa e propõe ações de modo permanente. Estar mais perto da coordenação certamente me coloca o desafio de pensar o curso cada vez mais atualizado, atendendo as demandas de um mercado extremamente dinâmico.   

 

NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?

Claudio Sena: Tenho muita experiência em agências de publicidade, projetos em comunicação e campanhas eleitorais, essas experiências e aprendizados anteriores eu sempre carrego comigo. Além disso, minha carreira acadêmica, especialização, mestrado e doutorado me amparam com fundamentos e profundidade de conhecimento, aspectos fundamentais para um professor universitário. 

 

NM: Você está realizando algum curso, especialização ou pretende?

Claudio Sena: Há menos de um ano acabei um longo período de pesquisa e escrita da tese de doutorado. Foram quatro anos de muita dedicação. Atualmente, escrevo para o projeto Bemdito, pesquiso sobre comunicação e sociologia e estou desenvolvendo a escrita de artigos e textos. Pretendo em breve realizar meu pós-doutorado. 

 

NM: Qual a sua referência profissional? 

Claudio Sena: Não me agrada muito a ideia de ídolos. Mas na publicidade admiro o percurso de Marcello Serpa, ex-sócio da Almap/BBDO. Nas ciências sociais, os sociólogos Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. 

 

NM: Quais seriam suas outras opções de profissão? 

Claudio Sena: Me vejo em tantas áreas. Eu realmente não tenho aquele pensamento de “só me vejo fazendo isso”. Talvez escritor, escultor, artista plástico ou biólogo.

 

 

Ariana Melo

Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com dissertação na linha de pesquisa de Gestão e Estudos Organizacionais, Ariana Melo é Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FVG). Ariana é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e tem experiência de mercado na área de Marketing e Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Atualmente, a professora universitária da Unifor também se destaca como empresária.

 

 

 

 

NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?

Ariana Melo: Todas as minhas vivências somam para formar a profissional que sou hoje. Dentre todos os aprendizados, destaco o compromisso como fundamental para tudo que você se propõe a realizar na sua vida. Não existe “meio faço”, não existe “meio aceito”. Quando nos propomos a algo, temos que nos empenhar 100% naquilo.

 

NM: Como você avalia o constante processo de aprendizado de um profissional? 

Ariana Melo: É preciso sempre buscar evoluir tanto no profissional quanto na vida pessoal. Entender que sempre podemos aprender algo novo, aprofundar os conhecimentos prévios, são formas de nos manter atualizados e alinhados com o mercado que está em constante mudança.

 

NM: Qual aprendizado de vida você pratica no seu dia a dia?

Ariana Melo: Difícil escolher um. No momento, percebo cada vez mais o quão importante é o ato de ouvir. A minha formação em comunicação sempre me fez priorizar a minha capacidade de me expressar, mas quando trabalhamos no coletivo, especialmente em gestão, se torna essencial estar atento a todos e buscar compreender e respeitar todas as diferenças.

 

NM: Quais seriam suas outras opções de profissão?

Ariana Melo: Minha outra opção seria psicologia, mas certamente continuaria atuando na área de marketing, com estudos de comportamento do consumidor.

 

Confira também: