Trajetória da empresa é marcada pela gestão do executivo Phillip Klien que aumentou o faturamento em 75% e movimentou R$ 1,5 bilhão no ano passado
A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes e viações rodoviárias no Brasil, celebra 10 anos de operação no mercado brasileiro. A empresa foi fundada em 2013 e revolucionou a jornada dos usuários do transporte rodoviário no país trazendo soluções digitais que propõem comodidade e facilidade para os clientes , além de realizar no B2B a abertura do mercado online para as viações e parceiros que atende. Nesta década de atuação, a ClickBus vendeu mais de 51 milhões de passagens em viagens para todo o Brasil.
“Fazemos parte da jornada do viajante, conectando todo o ecossistema para impulsionar o modal trazendo facilidade, segurança e inovação. Dessa forma, fortalecemos nossa relação com os viajantes, para que, em cada trajeto, eles levem boas histórias para compartilhar”, destaca Phillip Klien, CEO da ClickBus.
Para celebrar a data a empresa anuncia a nova marca, com o mote “Viajar muda a gente”. O rebranding foi desenvolvido em parceria com o escritório Ana Couto, com o objetivo de criar um alinhamento entre Marca, Negócio, Propósito, Comunicação e Cultura da empresa e preparar a empresa para a evolução do seu negócio, garantindo diferenciação no segmento de ônibus no Brasil.
Neste novo momento, a empresa investirá mais de R$ 15 milhões entre consultoria e adaptação e o plano de mídia, cobrindo toda a alta sazonalidade do setor de turismo. A ClickBus estreia sua maior campanha até hoje, assinada pela Tech&Soul.
A campanha explora a ideia do “click” para aquela foto que eterniza o melhor que uma viagem pode proporcionar. A comunicação usa o desenho da janela do ônibus como moldura para tais momentos. O filme central destaca a transformação no modo de viajar das pessoas, com frases como “Você clica e a saudade vira um abraço” ou “Com um clique, o feriadão pode virar uma história de amor”. A assinatura “ClickBus, viajar muda a gente”, que também estará presente em peças de mídia digital e Out of Home, busca refletir como sempre há um destino certo para cada, assim como a vivência de novas experiências que despertam esse “click”.
“Ao longo dos 10 anos, fomos os pioneiros em oferecer um serviço digitalizado diferenciado para os viajantes do rodoviário como nos tornamos líderes e somos um dos principais agentes de transformação digital do mercado. A nova marca e campanha vem para consolidar a nossa liderança e para celebrar um momento de negócio muito expressivo em 2022, além de reforçar nosso crescimento também em 2023. Acreditamos que cada viagem é um potencial para transformação, seja na vida dos viajantes ou do modal em si.”, afirma Klien.
História
A ClickBus, uma startup fundada em 2013, iniciou sua jornada no mercado de venda de passagens online. A empresa foi concebida pela aceleradora Rocket Internet, que identificou uma oportunidade significativa: o mercado rodoviário brasileiro, que movimenta mais de 160 milhões de passagens por ano.
Esse número é notável, especialmente quando comparado ao transporte aéreo doméstico, que registra cerca de 90 milhões de passageiros anualmente. Naquela época, apenas 1% dos bilhetes de ônibus eram comercializados online. Atualmente, a venda de passagens rodoviárias pela internet atinge uma penetração de quase 20%, com a ClickBus liderando esse segmento.
Antes da criação da plataforma, as pessoas precisavam deslocar-se até as rodoviárias em busca de informações sobre os bilhetes ou enfrentar websites problemáticos oferecidos por um punhado de empresas de transporte. Também era comum encarar filas e dificuldades para identificar qual viação oferecia o trajeto desejado.
Até 2020, a ClickBus já havia vendido mais de 25 milhões de passagens de ônibus online e expandiu suas operações para o México, além do Brasil. A decisão de ingressar em novos mercados ocorreu após um estudo que explorou inicialmente 13 países, concluindo que a estratégia mais eficaz era concentrar-se nessas localidades e compreender as necessidades dos usuários brasileiros e mexicanos.
FICHA TÉCNICA
- Título: Click
- Cliente: ClickBus
- Aprovação cliente: Gustavo Reis e Thais Moreira
- Produto: Institucional
- AGÊNCIA TECH AND SOUL
- CCO: Flavio Waiteman
- ECD: Daniel Magri
- Direção de Criação: Guga Dias da Costa
- Direção de Arte: Marcelo Guimarães
- Redação: Daniel Magri e Alex Villena
- CEO: Claudio Kalim
- Diretora Executiva de Atendimento: Liliany Samarão
- Executiva de atendimento: Maria Cecilia de Freitas
- CSO: Fernando Amino
- Head de Planejamento: Yara Rocha
- Diretor de Planejamento: Lourenço Guimarães
- Supervisora de Planejamento: Lidia Maria
- COO & CFO: Marcelo Zaine
- Produtor Executivo: João Pedro Albuquerque
- RTV: Felipe Lopes
- Diretor de Produção Gráfica: Rogério Gonçalves
- Assistente de Produção: Letícia Bamonte
- Diretora Geral de mídia: Ana Paula Ventura
- Diretoras de mídia: Nancy Vergara
- Assistente de mídia: Zinrã Soares
- Produtora de imagem: O2 Filmes
- Direção: André Gustavo
- Produção executiva: Flavia Zanini, Amanda Rossi
- Atendimento: Rejane Bicca, Rose Bichara, Maria Alice Bigatello, Ivan Caetano, Luiz Braga, Carolina Moyses
- Direção de fotografia: André Faccioli
- Fotógrafo 2a unidade: Thiago Sampaio
- Direção de arte: Ana Bona
- Diretora de produção: Claudinha Reis
- 1a Assistente de Direção: Mayra Ferro, Carol Sentelhas
- Produtor de elenco: Delmario de Souza Conceição
- Produtora de figurino: Flávia Cristiane Santos Botelho
- Make e Hair: Lídia Nascimento Santos
- Fotógrafo still: Marina Atallah e Thiago Sampaio
- Pós-produção: O2 Pós
- Coordenador de Pós-produção: Felipe Andriolo
- Supervisora de Pós-produção: Rafaela Bintencurt
- Finalização: Henrique Gomes, Luiza Tomaz
- Supervisor de VFX: Thiago Cora
- Produtora de Som: Jamute
- Produtor musical: James Pinto e Leck Gomes
- Sound design/mixagem: Otavio Bertolo, Fernanda Galetti
- Locutor: João Paulo Carvalho Pascoal da Silva
- Coordenação: Julianna Zuppo e Leticia Nunes
- Atendimentos: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Andrea Nero
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