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ClickBus lança campanha de alta temporada 2025/2026 com investimento recorde de R$ 74 milhões

Por Redação

10/11/2025 11h14

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Ações atreladas à alta temporada têm combinação inusitada que mistura Mozart com funk; investimento é o maior já feito para marketing e Pop-Up store com experiências exclusivas e prêmios

A ClickBus anuncia o lançamento de sua campanha de alta temporada 2025/2026 com um investimento recorde de R$ 74 milhões em marketing. A ação, que estreia nesta segunda (10), traz uma versão funk bem-humorada da Sinfonia nº 13 de Mozart e marca também a inauguração de um projeto inédito da Travel Tech no ambiente físico: uma Pop- Up Store no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, o Espaço ClickBus.

Da rodoviária à sinfonia: música e humor
Dados coletados pela Associação Nacional de Transportes Terrestres – ANNT, da ferramenta de análises Similarweb, Google e dados da própria ClickBus, revelam que 60% dos passageiros compram passagens de ônibus em rodoviárias. A campanha, que é assinada pela agência Tech & Soul, foi responsável pela ideia criativa de questionar o hábito da compra física, a partir da mistura da música clássica com um ritmo popular nacional, o funk. O jingle apresenta uma pergunta provocativa: “Se dá pra comprar direto no app, por que ainda vão na rodoviária?” e será veiculado a partir deste mês na TV aberta em todo território nacional e canais digitais, reforçando a praticidade, segurança e confiabilidade da compra 100% online.

Lançamento inédito no Tietê com foco em experiência e premiação
Com investimento de R$2 milhões de reais, a companhia inaugura o Espaço ClickBus: um ambiente para viajantes de ônibus no Terminal Rodoviário Tietê, que funcionará de 13 de novembro de 2025 a fevereiro de 2026, das 14h às 22h de domingo a sexta-feira e das 07h às 15h aos sábados. Com 109 m², o local é aberto ao público e foi planejado para transformar o tempo de espera em um momento instagramável, com experiências interativas e benefícios, contando com uma intensa agenda de ações de engajamento:

  • – Experiências interativas com roleta de prêmios – ativação com distribuição de R$ 500 mil em prêmios, incluindo celulares de última geração e vouchers de passagens rodoviárias no valor de até R$ 700,00 cada;
  • – Entretenimento e acolhimento – distribuição de snacks e lanches, presença de um carrinho gastronômico e música ao vivo para animar o embarque dos passageiros;
  • – Engajamento e branding – ações com influenciadores digitais e distribuição de bonés exclusivos da marca.

“A ClickBus nasceu digital e agora amplia sua presença no físico — não por conveniência, mas por estratégia. O Espaço ClickBus no Tietê é o ponto de encontro entre dados, comportamento e experiência real. Toda mudança de hábito começa com uma boa provocação: misturamos Mozart com funk para traduzir um dado que enxergamos há anos — o viajante ainda compra no físico, mas está pronto para o digital. É sobre educar com leveza e transformar comportamento com criatividade”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing e Growth da ClickBus.

Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech & Soul, complementa: “Queremos mostrar que comprar uma passagem pode ser tão fácil quanto dar o play em uma música. A paródia com esta clássica sinfonia de Mozart nos permitiu criar um jingle envolvente, para reforçar que comprar pelo aplicativo da ClickBus é prático e seguro.”

Pela primeira vez a marca experimentou o uso de inteligência artificial para co produzir os materiais de comunicação, onde atores reais foram filmados e cenários que ampliam o conceito estético do filme da campanha, mantendo a narrativa, foram desenvolvidos por inteligência artificial, como cenas do quarto, cozinha, salão de cabeleireiro e até imagens de praia. Segundo a plataforma, o uso de IA utilizada na projeção de cenários, reduziu em 50% os custos na confecção do vídeo, quando comparado a campanhas anteriores.

A integração com a inteligência artificial para esta temporada não para por aí: para a gestão e previsão de resultados do capital investido na campanha, a ClickBus revelou que os R$74 milhões dedicados para mídia são geridos com modelos preditivos de IA da Uncover – primeira plataforma brasileira de softwares em nuvens – que automatiza a integração de dados de marketing e a mensuração de gastos em anúncios via Marketing Mix Modeling de alta-frequência.

Inteligência artificial a serviço do viajante
Ainda em 2025 ,a ClickBus investiu cerca de R$15 milhões em inteligência artificial e segue aprimorando seu ecossistema próprio de tecnologia, que inclui um assistente de viagem conversacional disponível no aplicativo.

A plataforma também adotou soluções de IA para gestão do relacionamento com clientes, por meio de Customer Data Platform (CDP) e CRM Insider, que permite comunicação e ofertas hiper personalizadas. A tecnologia cruza dados de histórico de compras e comportamento de navegação para identificar, em tempo real, o melhor canal, momento e mensagem para cada perfil.

Ao conectar comunicação de grande apelo popular, uma estrutura física com ações de premiação (Espaço ClickBus no Terminal Rodoviário Tietê) e inovação aplicada ao cotidiano, a marca reforça seu papel na modernização do transporte rodoviário no Brasil. “Somos uma empresa AI First — usamos inteligência artificial na criação do filme, na tomada de decisão de mídia e também para entregar mais valor na jornada do cliente”, conclui Michelle Xavier.

FICHA TÉCNICA

Título: Já sei Já sei

Cliente: ClickBus

CRIAÇÃO

Direção de Criação: Fleytcher Soares

Criação: Marcelo Goes, Fernando Boreiko, Rafael Paulino, Lucas Felix, Flavio Waiteman,

Fleytcher Soares

Gerente de Projetos: Patrícia Goulart

PRODUÇÃO

Produtor Executivo: João Pedro Albuquerque

Diretor de Produção: Rogerio Gonçalves

Supervisora de Produção: Leticia Bamonte

PRODUTORA

Produtora de imagem: SANTERIA

Diretor de cena: Gustavo Leme

Assistente de direção I: Pietro Sargentelli

Assistente de direção II: Maira Farah

Assistente de direção III: Danielle Prestes

Assistente de direção III: Manuela Levy

DOP: Rhebling Junior

Assistente de câmera I: Leandro Baptista

Som Direto: Samuel Borimecico

Chefe de elétrica: Paulo Jaime

Chefe de maquinária: Rosivaldo de Almeida

Figurinista: Caroline Donato

Make /Hair: Miriam Kanno

Diretor de arte: Thais Junqueira

Produtor de objetos: Guilherme Ferreira

Coordenação: Larissa Quicolli

Diretor de Produção: Paula Ortiz

Produtor: Nathalia Francatto

Produtor de Elenco: Andrea Musatti

Produtor de Locação: 3T

Fotografo Still: Marcos Lopes

Diretora de Atendimento: Cláudia Caldeira

Atendimento: Gabriella Reis, Hellen Gazetta, Paula Saraiva e Yasmin Gama

Coordenação de Pós-Produção: Alexandre Fernandes Pissara

Finalização: Thiago Rizzuti

Montagem: Décio Correa

Motion: Márcio Gomes

Color: Gabriel Camacho

Assistente de finalização: Dennys Tadeu

Assistente de coordenação de pós: Tom Lopez, Esther Huber e Ygor Daniel Mathias

PRODUTORA DE ÁUDIO

Blood Audio

Produção e criação musical: Cezar Bandão e Otavio de Moraes

Sound design: Vitor Motter e Rafael Pacheco

Atendimento: Carol Vadasz

Produção Executiva: Dani Monaco