Identidade visual da Sustainable Business COP30, também conhecida como SB COP, foi desenvolvida pela equipe de comunicação da Confederação
A marca da Sustainable Business COP30 (SB COP), iniciativa do setor produtivo que visa estimular a participação oficial dos empresários na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), foi criada pela Diretoria de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A identidade visual será apresentada no lançamento da iniciativa nesta segunda-feira (10), em evento na sede da CNI, em Brasília (DF).
É a primeira vez que o Brasil sedia uma COP, marcada para o mês de novembro, em Belém (PA). A CNI tem liderado a mobilização empresarial, nacional e internacional, por meio da SB COP, uma iniciativa inédita e com expectativa de ser implementada nas futuras conferências da ONU sobre o tema. O objetivo é criar uma aliança global que busca articular, fomentar e apoiar compromissos empresariais para a agenda climática.
A marca combina elementos visuais que refletem o propósito de sustentabilidade e inovação. Estrategicamente construída com base nos pilares que estruturam o trabalho da SB COP (bioeconomia, economia circular, transição energética e transição justa, financiamento climático e segurança alimentar), o logo utiliza uma paleta de cores distinta, em tons de verde e azul, que facilita a associação direta aos temas sustentáveis. Assim, a composição garante clareza na comunicação e destaca o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
A letra “B”, apresentada de forma sólida, foi escolhida para servir como base para o desenvolvimento da marca, transmitindo força e estabilidade. Remete, também, à letra inicial de “Brasil” e a outro projeto, o B20, fórum de representação do setor privado que foi liderado pela CNI no ano passado e que inspira a SB COP. Já o “S”, que aparece de forma interna e sinuosa, foi inspirado no leito do rio Guamá (PA).