Viva Magenta! Significados desejados para 2023

Por Clotilde Perez

07/12/2022 14h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

A Pantone®, há mais de duas décadas, publica a cor do próximo ano que deverá guiar os caminhos criativos em várias áreas, nas artes, no design, na decoração de interiores, na moda e em outros segmentos expressivos. Agora em dezembro acompanhamos a divulgação da cor emblemática de 2023, denominada Viva Magenta (18-1750).  Os pesquisadores da Pantone® informam que buscam entender a sociedade global, suas inspirações e aspirações, no caminho que sustenta a compreensão do zeitgeist, o espírito do tempo partilhado por todos. Um exercício investigativo difícil, dada a complexidade, a diversidade e o tamanho da população mundial.

 

No entanto, ainda assim, é possível compreender, por meio de empiria robusta e capacidade analítica multidisciplinar e refinada, os valores sociais que emergem a partir do contexto político, econômico, tecnológico etc., e suas forças expressivas. Sobre o contexto global, todos nós vivemos uma pandemia que se estendeu por mais de dois anos, e todos nós vivemos a retomada de alguma condição de normalidade neste último ano de 2022, ainda que com diferenças importantes por região, condição socioeconômica e psicológica. A compreensão do contexto, capacidade de análise e a habilidade de produzir inferências sobre o que precisamos para enfrentar o futuro mais imediato, é o centro de qualquer pesquisa de tendências, na qual a investigação da Pantone se insere.

 

E quais são os significados da cor Viva Magenta? É um signo cromático resultado da mistura do azul com o vermelho, com predomínio do último, dando origem a uma cor quente, intensa e forte; também é conhecida por carmim ou fúcsia. É uma cor que carrega a vibração e a vitalidade da cor vermelha, com alguma contenção proporcionada pela presença da cor azul em sua composição. Viva Magenta traz uma tonalidade pouco usual, diferenciada, por isso, com ótimas associações com os efeitos de sofisticação, glamour e refinamento.

 

É carregada de força e otimismo por sua natureza fisiológica e também cultural. Oferece muitas possibilidades de combinações porque expressa o universo exuberante de frutas singulares, exóticas e desejadas, conhecidas como frutas vermelhas, berries, fruits rouges, portanto, com estímulos ao sabor e apetite appeal. Em outra perspectiva, constrói combinações potentes ao se aproximar da cor rosa, principalmente na tonalidade intensa, mais conhecido como pink, aportando feminilidade contemporânea e ativismos plurais. Nas aproximações com os diferentes tons de azul, pode compor com tonalidades que levam ao roxo, púrpura e lilás, com ótimas conexões ao universo dos sentidos espirituais, imaginativos e enigmáticos.

 

Viva Magenta é a expressão, no plano do sensível, do que precisamos para enfrentar as inseguranças e incertezas já apontadas para o novo ano em todo o mundo. Em outro aspecto, é a melhor manifestação estética para captar todas as boas possibilidades inerentes à vitalidade sempre possível em um recomeço; há muito otimismo e beleza em Viva Magenta, que assim seja!

 

Clotilde Perez

Professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil.

cloperez@terra.com.br | @cloperez

 

Clotilde Perez
Professora universitária, pesquisadora e consultora
Clotilde Perez é professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil, já tendo prestado consultoria nessa área para grandes empresas nacionais e internacionais, conjugando o pensamento científico às práticas de mercado. Apresenta palestras e seminários no Brasil e no mundo sobre semiótica, suas aplicações no mercado e diversos recortes temáticos em uma perspectiva latino-americana e brasileira em diálogo com os grandes movimentos globais.