Como as novas tecnologias são funcionais para as agências digitais?

Por Redação

06/07/2023 16h20

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Entrevistas exclusivas com Mário Acioli, diretor da Relevante Estratégia Criativa; Raquel Agnes, founder da AgVox; e Marcus Saraiva, fundador da Agência Ipanema

As agências de publicidade estão cada vez mais precisando se aproximar das novas Inteligências Artificiais (IAs), devido a rapidez e o amplo leque de oportunidades que essas tecnologias possibilitam. Sabendo disso, a Associação Cearense de Agentes Digitais (ACADi), reuniu algumas agências que viabilizam suas estratégias por meio dessas tecnologias, para contar como é a funcionalidade das IA’s em suas rotinas.

Criação de conteúdos, pesquisas, insights e até mesmo respostas personalizadas, as novas tecnologias estão demonstrando ser grandes aliadas dos publicitários em seus ‘jobs’. 

  • Multitarefas:

Ninguém duvida que a Inteligência Artificial veio para revolucionar a forma de trabalhar em muitos segmentos. Quando se trata de um segmento que mexe com criatividade, prazos e soluções estratégicas, como o mercado da comunicação, essa revolução parece ainda mais óbvia. E quem não começou a se adaptar, já está ficando para trás! Foi seguindo esse caminho e entendendo essa necessidade de adaptação que a Relevante começou a fazer uso de diversas ferramentas para otimizar tempo e encontrar soluções mais criativas e eficientes.

Antes mesmo do termo “inteligência artificial” virar moda, a Relevante já fazia uso de ferramentas para agilizar processos, no dia-a-dia da agência e mesmo no desenvolvimento de ferramentas para os clientes. 

“A tecnologia e a busca por inovação estão tão presentes no nosso DNA, que dos oito troféus do Prêmio ACADi que ganhamos esse ano, quatro estão relacionados a ferramentas que otimizam processos e aprimoram a experiência dos clientes dos nossos clientes”, explica Mário Acioli, diretor da agência. E nem é coincidência, uma vez que a agência já soma dez troféus com projetos nesse mesmo sentido. 

Do ChatGPT, para ajudar na criação de planejamentos e insights, ao MidJourney, para criar imagens diferenciadas, passando pelo Clipchamp, que permite gerar locuções para vídeos simples, e o Tome APP, que ajuda a desenvolver apresentações de forma rápida.

“Muita coisa é experimental, talvez algumas dessas ferramentas morram pelo caminho. Mas o importante é estar na vanguarda, testar muito e perceber o que realmente funciona e faz sentido para a equipe e para os clientes. O objetivo é sempre melhorar processos e aumentar a produtividade com qualidade”, explica Luisa Lemos, gestora de atendimento na Relevante. 

  • Criatividade:

O poder das tecnologias atuais e da inteligência artificial é tão grande que é capaz de humanizar processos que exigem características essenciais do ser humano, como a criatividade. É o que explica a founder da Agvox, Raquel Agnes.

“Integramos a tecnologia em todas as etapas do processo criativo, desde o uso diário para criação, textos e planejamentos até a análise de dados para compreender melhor o comportamento do consumidor. Utilizamos algoritmos e aprendizado de máquina para otimizar estratégias de marketing e personalizar as experiências dos clientes, tornando-as mais relevantes e impactantes”, conta.

No processo entre ideia e resultado, existem muitos caminhos que podem facilitar o planejamento das criações.

“Para criar planejamentos precisos e compartilhar visualizações criativas, utilizamos a plataforma Figma, um editor gráfico e de prototipagem. Essas tecnologias desempenham um papel importante na busca da Agvox por soluções inovadoras e impactantes para nossos clientes”, complementa Raquel.

  • Na prática:

A agência Ipanema trouxe exemplos de produtos feitos inteiramente por Inteligências Artificiais. O fundador da empresa, Marcus Saraiva, conta como está implementando essas tecnologias na rotina do time e dos seus clientes.

“Desde outros tipos de inteligência artificial que a gente vem colocando, como a questão da realidade virtual também que a gente vem trabalhando em alguns projetos. O uso das novas tecnologias vem sendo colocado dia a dia aqui dentro da agência, como a gente também vem fazendo muita conexão de startups com os nossos clientes aqui da agência”, pontua. 

Marcus também é sócio do BS Innovation Hub e apresentou um exemplo de roteiro de vídeo criado pelo Chat GPT.

Além da criação de conteúdos em texto ou para vídeo, as IAs também possibilitam a idealização da realidade virtual. Um dos clientes da Agência Ipanema já está utilizando dessas funcionalidades em suas redes sociais. Confira aqui outro exemplo de conteúdo feito com uma IA. 

Sabendo de toda essa revolução digital que a publicidade está vivenciando, a ACADi se esforça diariamente para que seus associados possam ter o melhor da liberdade criativa e operacional em suas agências. Para se associar a essa iniciativa, clique aqui. 

Sobre a ACADi:

A Associação Cearense de Agentes Digitais – ACADi tem como objetivo fomentar e fortalecer o mercado. A Associação foca na união de empresas que tenham soluções digitais como prioridade de atuação, profissionalizando processos e disseminando práticas éticas e responsáveis, ajudando a construir uma legítima cultura digital no Ceará.

A ACADi busca congregar os segmentos que compõem o Mercado, sendo uma referência consultiva e isenta para a contratação de projetos digitais, promovendo o seu desenvolvimento sustentável, sempre pautados em ética, relações justas e profissionalismo.

Clique aqui e saiba mais.

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Colaborativa
A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.