Com conteúdos personalizados, insights e valores da marca, é possível fazer com que o consumidor crie uma conexão emocional que vai além do simples ato da compra
As campanhas sazonais nada mais são do que estratégias de marketing e publicidade desenvolvidas para capitalizar em períodos específicos do ano. Geralmente elas estão associadas a feriados, datas comemorativas ou até mesmo estações. Dessa forma, as empresas aproveitam o interesse do consumidor para direcionar a sua atenção para produtos ou serviços específicos.
Mas, em um mercado onde a competição pela atenção do cliente é acirrada, se conectar com o público-alvo da sua marca utilizando estratégias específicas é o que faz a diferença.
Para Paulo Jr. Pinheiro, Mestre em Comunicação Estratégica e Diretor da Caramelo Comunicação, a essência dessas campanhas vai muito além de adicionar motivos festivos ou temas sazonais. É preciso fortalecer a identidade da marca.
“Penso que toda ação e todo discurso só devem existir se trouxerem consigo algum propósito. E propósito é maior do que objetivo, porque os ganhos a serem obtidos com uma ação que tenha propósito tendem a ser superiores, com benefícios no curto e no longo prazo. É quando levamos alguém a consumir algo – um produto ou ideia –, de maneira imediata, mas também conquistamos a simpatia desse mesmo consumidor, para que ele ou ela fidelize conosco, acredite em nós e usufrua dos nossos canais, produtos e serviços de maneira continuada. Ou seja, se a data não conversa com o que pensamos nem reflete como agimos, não deve demandar nenhum tipo de energia”, destaca.
Embora a criatividade exerça um papel indispensável nesse processo, ela por si só não é suficiente. A campanha, além de surpreender o público com ideias originais, deve também estar alinhada com a data comemorativa em questão.
“As datas são importantes, porque já estão no imaginário das pessoas, remetem a lembranças e influenciam o modo como agimos e consumimos ideias, produtos e serviços. Mas as marcas devem avaliar quais datas comemorativas conversam com seus públicos e, a depender da relevância, em quais delas devem investir tempo e recursos. O importante, pela minha perspectiva, é que a presença da marca em qualquer que seja a data tenha relevância efetiva, até para que comunicação não seja conduzida de maneira pouco criativa, sem nenhum impacto real sobre os seus pares e públicos”, complementa Paulo.
Com conteúdos personalizados, insights e valores da marca, é possível fazer com que o consumidor crie uma conexão emocional que vai além do simples ato de compra.
De acordo com Cáh Morandi, CEO da B.Done, utilizar dados e mídias programáticas para segmentar os anúncios e mensagens, tornando-os mais relevantes, é uma das formas mais eficazes de posicionamento dentro do mercado digital.
“Estabelecer um conteúdo temático que reflita a essência da data comemorativa e como ela se relaciona com a vida dos consumidores, oferecer promoções e descontos especiais, utilizar hashtags populares, com parcerias estratégicas e storytelling é um dos exemplos que nos conectam emocionalmente com nossos clientes”, afirma.
Para compreender quais datas devem demandar um posicionamento mais claro da marca, é crucial identificar as comemorações de maior relevância para o público-alvo específico.
“É necessário considerar o potencial de engajamento de cada data, analisando o histórico de interação em campanhas anteriores e avaliando o contexto competitivo do mercado para identificar oportunidades de diferenciação. Todas as estratégias devem ser integradas em um planejamento estratégico de marketing, garantindo que cada campanha contribua para os objetivos gerais da marca e se alinhe com sua visão de longo prazo”, finaliza Cah.
Do ponto de vista comercial, o calendário robusto em datas comemorativas já faz parte da vida e do consumo dos brasileiros.
Para o Sócio-Diretor de Atendimento da Mulato Comunicação, Thiago Façanha, cada marca tem o seu propósito e valores bem definidos. Afinal, é possível saber até pela cultura da empresa, quais são os assuntos de interesse dela.
“O grande norte vai ser o posicionamento da marca e as temáticas que, de acordo com seu propósito ou propósito do seu público, ela tem obrigação de levantar. Acho que toda marca tem um papel fundamental na conscientização e edução da população e essas mensagens reflexivas ajudam demais nesse processo”, revela.
Além de inovação e criatividade, existem datas comemorativas que pedem um tom de reflexão e responsabilidade.
“Naturalmente você vai ver as datas que são mais potenciais, que são indispensáveis para a marca fazer um movimento naquele período. Por exemplo, o dia das mães é uma data que todo mundo tem que fazer alguma coisa, nem que seja interno; o dia dos namorados já não interessa pra todo mundo; e tem datas específicas que vão variando de setor para setor, como o Dia Internacional da Enfermagem que é uma data indispensável para o ramo hospitalar”, conclui Thiago.