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Dados e métricas: como usar ao seu favor?

Por Redação

09/09/2024 15h50

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Marcus Vinícius da Ipanema Comunicação, Marcello Belém da Performa e Leonardo Leitão da Leme Digital dialogam sobre o tema

Segundo uma pesquisa da Resultados Digitais, 94% das empresas no Brasil utilizam o marketing online como estratégia de crescimento. Com os dados ao seu favor, o marketing digital mapeia o perfil de consumo de cada cliente e visa alinhar o caminho entre marcas e pessoas. Porém, não só a geração de dados torna-se vantajosa, mas os passos após a análise dessas informações.

“Tem aquela frase que já conhecemos ‘sem dados, você é apenas uma pessoa com opinião’. Dados são importantes não só depois, mas na hora do planejamento, ao longo da campanha e após. Mensurar resultados inclusive deve ser um trabalho feito em conjunto cliente/agência”, aponta Marcus Vinícius, CEO da Ipanema.

“Medir é fundamental para sabermos se os resultados estão dentro da expectativa daquela ação. Principalmente quando falamos em digital, o fator métrico está sempre associado à validação das estratégias, criativos e segmentações de público”, comenta Marcello Belém, Sócio da Performa. 

“Essa otimização contínua das campanhas garante maior eficácia nas campanhas. Esses dados nos ajudam na tomada de decisão estratégica, alinhada com os objetivos de negócio do cliente”, complementa Leonardo Leitão, Diretor da Leme Digital.

Com o entendimento da importância do estudo de dados, a Ipanema Comunicação, a Performa e a Leme Digital utilizam métodos que aceleram e otimizam a apuração dos dados.

“Temos hoje uma Dashboard construída para mostrar a maior quantidade de dados e avaliarmos o resultado. Trabalhamos em 3 grandes frentes: topo de funil, meio (MQL – Marketing qualified leads) e fundo do funil (SQL – Sales qualified leads)”, diz Marcus Vinícius da Ipanema.

“Utilizamos uma combinação de plataformas para gerar dados inteligentes e funcionais para o cliente, incluindo ferramentas de análise de dados como Google Analytics e ferramentas de CRM, que permitem o monitoramento detalhado do comportamento do cliente. Além disso, utilizamos ferramentas de automação de marketing, como o RD Station, para capturar e analisar dados de campanhas em tempo real”, conta Leonardo Leitão da Leme.

Por outro lado, Marcello cita ferramentas como Google Data Studio, Looker Studio e Yodeck, porém ressalta que o olhar humano para esses dados e o alinhamento ao passar as informações para o cliente é o que gera transformações e resultados eficientes para a marca.

“Na prática, todos têm deficiências e exigem cuidado nas atualizações. Eu particularmente acho mais simples o acompanhamento semanal de dados em planilhas, com um fechamento a cada semana junto com o cliente para que ele consiga entender a real leitura daquelas informações”, explica Marcello da Performa.

Utilizando ferramentas alternativas para otimizar a apuração de dados ou não, a apresentação deles para os clientes fundamenta passos e tangibiliza o futuro da marca.

“A comprovação com base em dados gera confiança e transparência no relacionamento entre a agência e o cliente, sempre ligando essas informações com o propósito da campanha, seja de forma comercial ou institucional”, finaliza Leonardo Leitão, Diretor da Leme Digital. 

Colaborativa
A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.