A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.
Como a ACADi abraça o Estado do Ceará como um todo, as agências Camaleão, atuante em Sobral, e a DaVinci, diretamente do Cariri, contam como funciona o mercado para além da Capital e como as soluções de marketing são essenciais para expandir a comunicação de uma marca.
Thales Andrade, CEO da agência Camaleão, professor e consultor de marketing, conta que estruturar a comunicação de uma marca para chegar em Fortaleza pode ser um desafio. Sobre isso, Thales cita quatro estratégias de marketing essenciais para essa expansão:
- Presença online
“Tenha uma presença online: crie um site profissional e uma forte presença nas mídias sociais. Isso ajudará a aumentar sua visibilidade online e apresentar sua marca para mais clientes em potencial”, fala Thales.
- Publicidade online
“Invista em publicidade online: as campanhas de publicidade online podem ser altamente segmentadas e direcionadas para atingir seu público-alvo específico. Decida seu público-alvo, a ferramenta adequada, a mídia mais apropriada e comece a rodar os anúncios”, aponta.
- Parcerias estratégicas
“Faça parcerias estratégicas com empresas locais: tente estabelecer parcerias com empresas na capital que tenham interesses semelhantes aos seus. Isso pode incluir co-patrocinar eventos ou promover produtos ou serviços juntos”, detalha.
- Marketing de Influência
“Utilize o marketing de influência: identifique e crie parcerias com micro influenciadores que tenham uma audiência razoável nas redes sociais, que compartilhem dos valores da sua marca e que compartilhem do seu mesmo público-alvo”, finaliza Thales.
Enquanto isso, na região do Cariri, Kari Lima administra a DaVinci Marketing & Tecnologia e conta que seus clientes mantém o foco na região. Além disso, Kari determina quais meios de comunicação alcançam um maior número de pessoas.
“Aqui a rádio tem muita força, principalmente em horários específicos, onde quase 100% dos nossos clientes estão inseridos. Outro ponto forte aqui são as redes sociais, a TV, mídia indoor, carro de som, sim, carro de som, ainda é muito válido principalmente em ações mais locais em bairros e até cidades específicas. Telões estão chegando, mas já entregam um grande resultado. Utilizamos todas as mídias que podemos e de acordo com a verba de investimento do cliente, mas sempre levando em consideração onde o público dele está presente”, diz Kari.
Utilizar os meios de comunicação mais relevantes é um fator importante. Porém, falar a “língua” do público-alvo da marca é o que certifica que aquela estratégia irá de fato funcionar. Thales, CEO da Camaleão, pontua que conhecer o Estado como um todo oportuniza o entendimento sobre o tom de voz para cada região.
“Conheça o mercado. É importante que a empresa entenda o mercado cearense antes de começar a investir nele. Pesquise o mercado para identificar os principais concorrentes, as tendências do mercado e as necessidades do público-alvo. Entenda a cultura. O Ceará tem uma cultura única e diversa, com tradições e costumes diferentes do Sul e Sudeste do país. É importante que a empresa entenda a cultura local para garantir que a comunicação e as ações de marketing sejam adequadas e respeitosas”, conta Thales.
Kari Lima, CEO da DaVinci, detalha para quais setores a agência mais desenvolve estratégias de comunicação e como isso também influencia no conteúdo produzido.
“Aqui na região, mais de 60% dos nossos clientes são compostos por profissionais e serviços de saúde, e sabemos que a comunicação nessa área tem que ser diferenciada e focada em gerar resultados. O restante da porcentagem é dividido em outras áreas, mas em ambas buscamos facilitar a vida dos nossos clientes ao máximo, pois sabemos que uma agência não é só criadora de post, ela é muito mais, ela cria estratégias”, pontua Kari.
Apesar das especificidades para cada região, os desafios para as agências do Estado são muito semelhantes e um espaço de troca entre essas agências permite a exportação de conhecimentos e ideias. Thales, CEO da Camaleão, pontua como a ACADi influencia no intercâmbio de soluções.
“A ACADi acaba sendo esse hub de conexão que permite que exista um compartilhamento de experiências que potencializam as soluções. Ou seja, um problema que hoje nós temos, muito provavelmente já foi vivenciado e superado por outra agência parceira. Por que não aprender com os erros e soluções dos outros? Outro ponto importante é que nem todas as agências são experts em tudo de marketing digital. Mas, muitas vezes, nossos clientes precisam de soluções especializadas e encontramos na ACADi esse “shopping de soluções”. Sempre tem alguém que sabe fazer e já fez para outros clientes. Isso ajuda muito”, finaliza Thales.
Para Kari, CEO da agência DaVinci, essa troca é ainda mais fundamental, visto que na região do Cariri essa interação das agências é inexistente.
“Na Capital isso funciona muito bem. Tanto que foi um dos pontos que procurei a ACADI, mas aqui na região, somos o único associado, mesmo tendo diversas empresas na área. Porém, aqui existe uma cultura de egocentrismo, onde não se existe compartilhamento de conhecimentos e parcerias no meio”, finaliza Kari.
Por isso, a ACADi segue unindo esforços para que a interatividade entre o meio seja regra em todos os mercados. Para se associar a essa iniciativa, clique aqui.
Sobre a ACADi
A Associação Cearense de Agentes Digitais – ACADi tem como objetivo fomentar e fortalecer o mercado. A Associação foca na união de empresas que tenham soluções digitais como prioridade de atuação, profissionalizando processos e disseminando práticas éticas e responsáveis, ajudando a construir uma legítima cultura digital no Ceará.
A ACADi busca congregar os segmentos que compõem o Mercado, sendo uma referência consultiva e isenta para a contratação de projetos digitais, promovendo o seu desenvolvimento sustentável, sempre pautados em ética, relações justas e profissionalismo.
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