Airton Silveira, da SobreMídia, Jansen Araújo, da Compasso, e Neto Mulato, da BigDooh, discutem a temática
Responsável por atingir 93% da população fortalezense, a mídia DOOH avança na capital cearense e ocupa de forma crescente o mobiliário urbano da cidade. No dia 8 de abril, foi apresentado um projeto de lei na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que busca alterar trechos da lei municipal sancionada em 1998. O propósito da nova lei é regulamentar a mídia externa e os painéis digitais da cidade.
O projeto de lei determina que os painéis digitais mantenham, entre 19h e 6h, a luminosidade em no máximo 10% da capacidade máxima de iluminação, previsto no projeto como 1500 lúmens. Após aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto segue em discussão na Comissão de Meio Ambiente de Fortaleza.
Ciente desse avanço, Airton Silveira, diretor da SobreMídia, pontuou como a empresa atua no segmento de mídia DOOH dentro das normas previstas pela Prefeitura de Fortaleza. Ainda assim, o diretor acredita que é necessário avançar nas discussões sobre o tema, uma vez que as regras atuais limitam a operação das empresas do setor.
“É importante destacar que as regras atuais, embora necessárias, ainda apresentam limitações que impactam diretamente a viabilidade operacional das empresas do segmento. Por isso, além de cumprir as determinações legais, mantemos um posicionamento institucional proativo, contribuindo com sugestões e participando de discussões junto ao poder público para aprimorar a legislação”, diz Airton.
“Nosso foco é garantir um equilíbrio entre o ordenamento urbano e a sustentabilidade do setor, buscando uma regulamentação mais técnica, justa e aplicável à realidade do mercado de mídia DOOH”, complementa.
Jansen Araújo, CEO da Compasso Mídia Exterior, acredita que a cidade de Fortaleza é o cenário ideal para a expansão do segmento e que o propósito é utilizar os painéis digitais para evoluir com equilíbrio, inteligência e tecnologia.
“A regulamentação atual impõe diretrizes importantes que ajudam a ordenar o crescimento do setor, especialmente em áreas sensíveis como zonas de proteção ambiental ou imóveis tombados. Embora haja limitações naturais, ainda vemos um grande potencial de expansão em Fortaleza e na região metropolitana. Nosso olhar continua sendo estratégico: buscamos investir em tecnologias que tragam inovação ao mercado, sempre alinhadas às normas e com o compromisso de contribuir para uma cidade mais inteligente e equilibrada”, pontua o CEO da Compasso Mídia Exterior.
Segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, Fortaleza foi a capital, fora do eixo Rio-São Paulo, que teve o maior investimento em mídia publicitária. Esse dado reflete a maturidade do mercado local e a expectativa para os próximos anos.
Otimista sobre esse futuro, Neto Mulato, Diretor Comercial e Marketing da BigDooh, esclarece como a regulamentação é um caminho para o aperfeiçoamento.
“A regulamentação da mídia OOH em Fortaleza não representa uma limitação ao setor criativo, mas sim uma oportunidade de qualificar ainda mais a produção publicitária. A expansão da mídia DOOH em Fortaleza pode e deve acontecer de forma sustentável, respeitando o espaço urbano e contribuindo positivamente para a qualidade de vida da população”, aponta Neto.
