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Tráfego Pago: Como otimizar os resultados e lidar com o encarecimento dos leilões

Por Victor Campos

22/07/2024 17h50

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Por que o aumento dos valores para disparo de criativos cresce significativamente no período de alta concorrência?

Nos períodos de alta demanda, os valores de anúncios e postagens de tráfego pago nas plataformas tendem a aumentar, com isso muitas empresas têm dificuldades na promoção de seus criativos nas plataformas.

Convidamos alguns especialistas associados a ACADI, para desmistificar esses momentos de alta demanda e orientar sobre qual a melhor maneira de seguir com seus criativos, minimizando os impactos que podem causar na sua empresa, seja no orçamento ou nos resultados. 

Segundo Luciana Junqueira, Sócia e Chief Operating Officer da Acesso Comunicação, o aumento dos valores dos leilões acontece principalmente em períodos específicos como feriados, datas comemorativas e sazonalidades.

“Com mais anunciantes competindo pelo mesmo espaço publicitário, os lances tendem a subir, elevando o custo por clique e dificultando a conquista de boas posições nos resultados de pesquisa. É importante estar atento as estratégias e otimizações diárias, pois isso faz a diferença na hora da disputa pelo clique.” Explica.

Para Thiago Peixoto, COO Na EBMQUINTTO, é importante para as empresas entenderem como enquadrar suas campanhas e se prepararem para amenizar os custos do desempenho de seus criativos nesses períodos.

“Muitas vezes a utilização de palavras-chave altamente competitivas ou o excesso de segmentação deixam a campanha mais cara. Dependendo do objetivo da campanha, deixar uma segmentação mais ampla e fugir de palavras-chave competitivas (sem prejudicar a sua campanha) gera uma redução no custo. Ter uma blacklist bem configurada também pode auxiliar numa melhor performance de campanha.” Pontua.

Estar antenado nas tendências de segmentação é importante, pois pode evitar o impacto que esse aumento pode causar na empresa, muitas das vezes empresas sem essa expertise acabam por gastarem uma parcela maior de recursos para performarem num período de alta demanda, como explica Célio Pires – Sócio e Diretor de Performance na Performa Branding & Performance.

“As ferramentas trabalham com dois ativos principais, o tempo e o investimento, um exemplo muito legal de se utilizar é a Black Friday. A Black Friday é um período em que muita gente quer chegar e logo subir uma campanha para atrair mais clientes em novembro, ou seja, começa a campanha num mês super inflacionado com uma campanha que não tem inteligência, porque ela não rodou um tempo atrás, e daí como vai estar querendo impactar o segmento? Com o teu concorrente querendo também performar?. Vai ser um custo muito alto”. Explica.

“Então uma boa prática, seria começar a campanha antes, pegar o dinheiro todo que tem de orçamento e ajustar para começar antes, para ir escalando a tua campanha, fazendo em orçamentos pequenos, validando os públicos, validando os criativos, os objetivos de campanha, rodar a campanha no mês de novembro, vai ser perda de tempo e gasto de dinheiro, é importante fazer um planejamento e testar a campanha com antecedência”. Conclui 

Uma maneira eficiente de atenuar o impacto no orçamento das empresas nesses períodos é a otimização dos valores a sere trabalhados para se obter o resultado esperado.

Segundo Mário Acioli. Diretor da Relevante Estratégia Criativa e presidente da ACADi, “Se a competição das ferramentas é irregular e sazonal e o seu orçamento não consegue acompanhar essa oscilação, então você precisa mexer na estratégia” pontua.

“Clientes de turismo, por exemplo, podem acompanhar as altas e baixas estações para conseguir competir. Clientes que não são do varejo podem “fugir” dos períodos de datas comemorativas, onde além do valor mais alto, a atenção do consumidor está mais dispersa, com o bombardeio de informações.” conclue.

É importante entender melhor o assunto e previamente se planejar para evitar que esses aumentos tenham um impacto negativo nas empresas. Se você deseja entender mais sobre esse assunto. Aqui vão algumas dicas para se ter uma boa performance dos criativos durante os períodos de encarecimento dos valores de leilões:

Planeje com antecedência: defina seus objetivos, orçamento e estratégia com antecedência para se preparar para o período de alta demanda. 

Acompanhe o Desempenho: Monitore o desempenho das suas campanhas de perto e faça ajustes regulares para otimizar seus resultados. 

Teste e Aprenda: Experimente diferentes estratégias e táticas para identificar o que funciona melhor para suas campanhas e público-alvo.  

Defina Prioridades: Defina quais produtos ou serviços são mais importantes durante o período de alta demanda e aloque seu orçamento de acordo. 

Tenha um Limites de Gasto Diários: Utilize limites de gasto diários para evitar que seu orçamento seja excedido rapidamente. 

Automação de Regras: Crie regras automatizadas para ajustar seus lances e orçamentos com base em critérios específicos, como desempenho ou hora do dia. 

Monitore Constantemente: Monitore de perto o uso do seu orçamento e faça ajustes conforme necessário para garantir que você esteja obtendo o máximo retorno do seu investimento

Colaborativa
A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.