CEO, sua saúde mental também está em jogo

Por Redação

19/08/2022 11h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Quando penso no dia a dia de um CEO, não tem como não vir associado a este pensar na palavra EXAUSTÃO, mas acho que preciso explicar melhor porque tenho esta visão. Como o próprio nome já diz, Chief Executive Officer (CEO), essa pessoa é o diretor executivo da empresa, e a ele cabe a responsabilidade da prosperidade da empresa, é ele que tem a visão estratégica, que toma as principais decisões, que está à frente dos principais processos. 

 

Os desafios do seu cotidiano são inúmeros: sua mente tem que percorrer todos os dias várias direções, tomar decisões práticas e nem sempre fáceis e sua voz é o reflexo da cultura, da missão e dos valores da empresa. Compreender muito mais a frente para tomar decisões e mudar processos visando o futuro da empresa também estão nas suas responsabilidades diárias.

 

Ele é a principal liderança e o principal decisor, e, com certeza, uma de suas principais habilidades tem que ser a de saber lidar com a pressão do exercício dessa função! Aí vem outro pensamento: mesmo tendo esta habilidade, será que isso o exime do adoecimento mental? 

 

A essa pergunta tenho a resposta: não! Claro que vai influenciar positivamente em sua saúde mental, mas existem níveis de estresse bastante agudos que podem ultrapassar nossos limites de estar bem em determinadas situações, assim como tem momentos da vida que estamos mais suscetíveis a algumas situações, e é nesses momentos que ansiedade, estresse, exaustão física e mental podem surgir. Mesmo nos que se sentem mais bem preparados! 

 

Outro dia, um desses CEOs me disse que estabelecia seus limites, que toda semana tirava um tempo para si, para ler livros (sobre gestão), para assistir filmes (sobre gestão), fazia cursos (sobre gestão). Tinha até um grupo de amigos que se reunia toda semana num happy hour animado e adivinha o assunto desse papo? Trabalho, e eu só tenho uma coisa a dizer sobre isso: não vale! 

 

Cuidar da segurança psicológica dos colaboradores é algo que inclui a alta gestão e o CEO! Lembrar de cuidar de si, estabelecendo limites para suas atividades, lembrar que existe um mundo de relações fora da empresa, como família, amigos, comunidade, igreja, é algo que alguns podem achar estranho que eu esteja elencando, mas tenho certeza de que outros vão entender muito bem o que estou dizendo. 

 

O prazer que o trabalho causa a alguns é imenso, e a gente tende a se enganar, a mente precisa de descanso, o corpo precisa de descanso, precisamos aprender a tirar tempo para nós mesmos, para nosso ócio inclusive, ou estaremos fadados à exaustão!

 

 A Amar.Elo Saúde Mental, ajuda empresas a otimizar os resultados oferecendo cuidado integrado aos colaboradores, gestores e líderes. Com o nosso Programa de Segurança Emocional trabalhamos de forma humanizada que vai desde o rastreio mensurado através do nosso mapeamento, até a psicoterapia online. É extremamente importante para a sua organização, conter um ambiente de trabalho emocionalmente saudável trazendo a confiabilidade em opinar, criar e interagir nas demandas do dia a dia e de forma coletiva com a equipe!

 

Lorena Soares Rebouças Valentim

Psicóloga (CRP – 11/1740) e COO da Ama.elo Saúde Mental

Colaborativa
O Amar.elo é uma plataforma de saúde emocional que ajuda o RH na construção de um ambiente emocionalmente sustentável por meio da análise do ambiente empresarial, do cuidado com os colaboradores através da psicoterapia online e da psicoeducação por intermédio do Amarelo Academy, uma plataforma educacional própria com conteúdo desenvolvido por especialistas em saúde mental.