Enquanto de um lado temos discussões sobre a semana de trabalho de 4 dias, do outro nos deparamos com o caso de uma diretora que viralizou após revelar que estava dormindo no trabalho para cumprir alguns prazos exigidos. Tudo em busca do equilíbrio entre produtividade e bem-estar de quem faz parte da empresa. Dormir no trabalho não é a única forma de extrapolar os limites entre nossa vida pessoal e profissional. Diante de uma rotina corrida acabamos fazendo coisas como: ficar a noite em claro para fechar um projeto, adiar consultas médicas para não interromper o fluxo de atividades, resolver problemas fora do horário comercial… A lista pode ser imensa!
Quando olhamos dessa perspectiva fica evidente como às vezes é difícil traçar certos limites e identificar quando a dinâmica do estresse está prejudicando nossa saúde mental. O estresse é um sentimento inato que surge diante de uma situação de alerta, mas existem sinais de alerta que podem indicar que algo está errado:
? Sentir exaustão ao longo do dia, mesmo depois de uma boa noite de sono;
? Não ter nenhuma motivação para atingir objetivos profissionais;
? Vontade de chorar sem motivo aparente;
? Necessidade de está online o dia todo e sempre ocupado para ser consideradoum bom profissional;
? Não se sentir próximo ou sentir que não pode confiar em ninguém da empresa.
? Sintomas físicos como enxaquecas, mudanças de apetite ou sono.
Você se identifica com alguma dessas situações? O motivo pelo qual pergunto isso, é porque culturalmente, falar sobre sofrimento psíquico, vulnerabilidade ou transtorno mental é uma ação que pode causar desconforto na pessoa que sofre, pelo preconceito das outras pessoas ao redor. O que muitos talvez não saibam é que este comportamento pode ser considerado um ato de Psicofobia.
Porém, levar essas questões adiante é importante, pois todos nós estamos sujeitos a possuir um transtorno mental, um conceito referente à qualquer comportamento disfuncional que apresenta sintomas ou sinais que geram uma desregulação emocional com baixa/moderada/alta frequência e intensidade, que interfere nas atividades do dia a dia.
Falar abertamente sobre saúde emocional e transtornos mentais é a única forma de construir um ambiente empresarial saudável.
Lorena Soares
COO e Co-Founder da Amar.elo Saúde Mental
contato@amarelosaudemental.com.br |@amarelosaudemental