Entendendo o TikTok: como marcas podem anunciar

Por Redação

12/11/2021 10h26

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Com a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, o TikTok é a rede social – ou melhor dizendo, a plataforma de compartilhamento de vídeo – mais popular atualmente. O app pertence a uma empresa chinesa de internet chamada ByteDance. Inicialmente com o nome de Douyn, a empresa lançou uma plataforma de vídeos curtos no mercado chinês, mas em 2016, mirando em mercados internacionais, o app passou por um processo de rebranding e foi lançado mundialmente como TikTok. 

 

O TikTok começou a ganhar notoriedade entre o público adolescente em meados de 2019, mas gradualmente foi conquistando pessoas de diversas faixas etárias. O aplicativo é tão poderoso que, graças a ele, músicas alcançam o topo das paradas, coreografias viralizam e receitas viram febre. O boom do TikTok parece ter ocorrido do dia para a noite, é até mesmo possível afirmar que sua ascensão tenha sido meteórica. Mas o que torna o TikTok tão influente?

 

O sucesso do TikTok no Brasil

 

Como no mundo todo, aqui no Brasil o aplicativo também foi um sucesso estrondoso. Segundo dados do GlabalWebIndex, atualmente cerca de 84 milhões de internautas brasileiros utilizam o TikTok. Esse número corresponde a mais de 65% da internet no país. De acordo com a pesquisa, entre o mês de outubro de 2020 e junho de 2021, o total de usuários do TikTok cresceu 43% por aqui.

Mas quem são os usuários do TikTok no Brasil? Por ter ganhado fama no país como a “rede das dancinhas”, muitos ainda podem pensar no TikTok como uma plataforma voltada para o juvenil. Entretanto, no último ano a plataforma ganhou adeptos de diversas faixas etárias, com perfil e hábitos de navegação distintos. Hoje, a faixa etária com maior afinidade com o uso do TikTok se es até os 30 anos e o público feminino é majoritário. 

 

Ainda segundo os dados da GlobalWebIndex, os usuários do TikTok passam 23 minutos a mais por dia no smartphone do que a média dos internautas brasileiros. 

 

Estratégias de marketing para o TikTok

 

O potencial do TikTok para campanhas de marketing é inegável. Recentemente, o App anunciou as tão esperadas novidades da plataforma. A notícia agradou especialmente empresas e content creators, que se beneficiarão muito das novas funcionalidades. Antes, o aplicativo só trabalhava com grandes anunciantes, mas desde as últimas atualizações, empresas de qualquer porte que desejarem divulgar terão a oportunidade de anunciar no TikTok. A nova plataforma permite o gerenciamento de publicidade e conteúdos. O  TikTok Ads Manager simplifica a execução de campanhas para as empresas, além de aproximá-las dos creators através de uma espécie de catálogo que promete facilitar parcerias. 

 

O TikTok Ads Manager traz também, segmentações de público-alvo por meio de dados demográficos como gênero, idade, localização e interesse. Além disso, também é possível segmentar campanhas de acordo com os dispositivos de acesso: sistema operacional e marca do aparelho do usuário. O aplicativo também permite gerar relatórios personalizados ou pré-definidos para analisar o desempenho das campanhas no app. Dentre as opções de otimização disponíveis para campanhas no TikTok, é possível otimizar o alcance, visualizações de vídeo, tráfego e conversões. 

 

 

 

Os conteúdos no TikTok são no formato de vídeos rápidos, entre 5 e 15 segundos, gravados na posição vertical. Os anunciantes deverão adaptar seus anúncios à dinâmica da plataforma, pois não basta apenas reproduzir o conteúdo publicitário veiculado em outros meios. Isso pode ser revelar uma tarefa desafiadora, pois a chave para campanhas bem sucedidas no TikTok estão além de pura estratégia e otimização – também dependem muito da criatividade. Por isso, utilizar o recurso em parceria com agências especializadas ou até mesmo junto dos creators que conheçam a linguagem da plataforma pode gerar ótimos resultados.

 

Síntese e bom humor: o segredo para “hitar” no TikTok

 

A princípio, pode parecer que o TikTok não oferece tantas opções de anúncios quanto outras plataformas, entretanto, ele definitivamente influencia a ação do usuário e o comportamento de compra. De acordo com um relatório divulgado pelo próprio TikTok, a empresa defende que seu apelo de marketing gira em torno de um conceito chamado “comunidades de comércio”, usado para descrever o comportamento dos usuários dessa plataforma que, com base na influência de outros, acabam moldando suas preferências de consumo. Ou segundo o próprio TikTok: 

“O comércio comunitário fala especificamente sobre a noção de conteúdo atraente e divertido que acontece apenas com marcas. É o marketing boca a boca orientado para o criador que assumiu a plataforma TikTok e injeta uma nova oportunidade na criação de conteúdo social que é mais autêntico em seu ambiente.”

No relatório mencionado, os pesquisadores realizaram uma pesquisa com 2.230 consumidores em 11 mercados, para obter mais informações sobre o papel que as plataformas sociais agora desempenham em seus respectivos processos de descoberta e compra de produtos. Conforme refletido nesses dados, as plataformas sociais claramente desempenham um papel significativo nisso, enquanto os consumidores também estão cada vez mais abertos para comprar diretamente nas redes sociais.

É por isso que muitas plataformas já estão trabalhando para incorporar a compra in-stream, pois o crescimento do e-commerce por conta da pandemia também desempenhou um papel fundamental na condução de um comportamento de compra mais imediatista. O comércio ao vivo também é uma consideração crescente – O que novamente explica por que mais plataformas sociais estão procurando incorporar mais e-commerce e opções de compras ao vivo, alinhando-se com essas mudanças importantes.

 

O TikTok, especificamente, está se inclinando para essas tendências em grande estilo, com novas ferramentas de compras in-stream e experimentos de compras ao vivo para aproveitar as últimas mudanças. Cada elemento é fundamental para seu modelo de “Comunidades de comércio”, facilitando a descoberta e a ação aprimoradas diretamente de vídeos virais e fornecendo meios para os criadores monetizarem melhor seus esforços e para o próprio TikTok maximizar o ganho.

 

Tudo isso parece muito promissor, não é mesmo? As comunidades de comércio prometem fortalecer a relação entre marcas e consumidores. Entretanto, para que isso aconteça, as empresas anunciantes precisam ter em mente que a dinâmica do TikTok é diferente das demais plataformas às quais estão acostumados. O ideal é que, ao se pensar em uma campanha no TikTok, uma pesquisa de perfil de público seja feita para que então, seja possível encontrar o creator que melhor se comunica com esse público. Caso, o próprio anunciante queira se encarregar da produção do conteúdo, ele deve estar muito atento às tendências e esbanjar criatividade.

 

Se você ainda não se sente seguro em investir em mídia no TikTok, saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças – pelo contrário – com uma boa ideia, timing, criatividade e uma ajudazinha de quem entende do assunto, você pode criar uma relação muito próxima com o seu target, fazendo com que eles confiem e se identifiquem com a sua marca. A ideia é que os anúncios no TikTok não fiquem com aquela propaganda, é importante que ao planejar campanhas para essa meio você permaneça com a mente aberta e conheça o seu público. Aqui na Puzzle Ads, conduzimos pesquisas de perfil de target, além de prestarmos consultoria criativa, estratégica e operacional, tudo isso levando em consideração as particularidades de cada canal de mídia. O TikTok promete uma experiência de consumo nova e muito integrada com o perfil de cada comunidade de comércio e apenas reproduzir velhas estratégias não será suficiente para conquistar novos clientes. 

 

Dados do TikTok e GlobalWebIndex

Inês Pimpão
Sócia e Diretora na Puzzle Ads
A Puzzle Ads é um hub de mídia digital que oferece serviços de operação e planejamento de mídia programática e atribuição de marketing para agências de publicidade e anunciantes. Nosso objetivo é auxiliar a sua equipe de marketing na tomada de decisão e na defesa de seus investimentos em mídia.