E viva 2023. A brincadeira já começou. E para não sair do trivial, a ordem é ressignificar. E para isso, não precisa sair inventando um monte de ideias mirabolantes porque acredite: parte delas, se não tiver alinhadas ao seu propósito de marca e ao seu modelo mental de fazer negócios (leia-se cultura organizacional em movimento + os melhores talentos táticos e operacionais que tiver + conhecimento de quem realmente é o indivíduo que compra o que você vende + ser melhor todo dia no que faz), será apenas mais um grande e cansativo exercício de brainstorming que não vai sair do papel.
Estamos mais rápidos e ansiosos do que nunca, porque aprendemos nos últimos 10 anos que a nossa relação com o futuro não é mais sobre esperar a próxima década. É sobre estar preparado hoje, para continuar no jogo dos negócios (e da vida). Olhar para os horizontes que sua empresa pode alcançar requer duas grandes habilidades: entender o mundo hoje para estar nele amanhã.
Se 2022 foi um ano bom para sua empresa, ok. Se você bateu a bendita meta de venda, ou chegou bem perto dela., ok. Se esteve presente nos canais de mídia e fez uma linda campanha publicitária e se conseguiu abrir novos pontos de venda e fez um site para vender online, parabéns! Entretanto você terá que se esforçar um pouco mais. O novo ano será marcado por três grandes pontos:
- Viver todos os dias o seu propósito de marca com todos os stakeholders;
- Colocar as pessoas no foco do seu negócio;
- Vender em qualquer lugar 24h/7 dias semana de maneira linear sem pontos de fricção.
Quer apostar que tudo isso vai acontecer e que não será apenas uma conversa sobre tendência que levará anos para nos alcançar? De 14 a 17 de janeiro acontece em Nova Iorque, Estados Unidos a edição/ 023 da NRF (Retail´s Big Show) – a maior feira mundial sobre varejo, inovação e tecnologia do planeta. E já adiantando aqui para você, na coluna MOVE os pilares e conversas desse ano serão sobre omnicanalidade (e sua transformação para gerar relevância), reinvenção da experiência do consumidor, o cliente no centro das marcas para tomada de decisão das empresas, estratégias para novos ambientes de marketplace, food tech, mercado de luxo e seu novo momento, marketing Growth, web 3, Metaverso, marcas colaborativas e conteúdo de marcas por influenciadores , criatividade e inovação para jornadas virtuais e presenciais em pontos de consumo, lojas autônomas, resiliência no varejo, sustentabilidade, dentre outros assuntos, como por exemplo a influência que todos os negócios terão face às de mudanças climáticas do mundo e a relevância dos chamados Centennial ( os nascidos entre 1995 a 2010 ).
Grandes players como Starbucks, Macys , Microsoft, PayPal, Vestcom, Google, Adobe, IBM, Aruba, HP, American Express, Lego, etc estarão lá e irão levar muitos insights para ficarmos com “a pulga atrás da orelha”. E é claro que testemunharemos muitas startups que virão com discursos para deixar todo mundo pensando no que vem por aí. ( e acredite, virá).
Todavia, de todas as palestras e expositores que estarão nesse evento, bem como os temas que serão destaques , existe um ponto de atenção que não pode ser menosprezado pelo mercado e por todos os gestores. O propósito guiará o varejo e o mercado das marcas que são grandes (e isso não significa que sua empresa precisa ser um conglomerado para descobrir seu propósito maior).
O propósito de uma marca norteará as decisões de hoje e do amanhã de sua empresa e fará você ficar mais competitivo e deixar de perder tempo com tanta bobagem corporativa que testemunhamos hoje em dia. Empresas como Chobani, Hollister e Nordstrom para citar algumas, vão compartilhar suas estórias de reposicionamento a partir da descoberta e da vivência diária de seu propósito de marca na NRF/023.
Aliás, eu participaria da edição NRF/2023 na próxima semana, acompanhando um grupo de empreendedores , mas por um contratempo excepcional infelizmente não poderei ir. Entretanto, fica aqui a minha torcida para todos os meus colegas de profissão e do mercado brasileiro, que conseguirem ir, ficar atentos aos conteúdos que realmente farão a diferença. A feira é enorme, são centenas de pessoas e empresas num mesmo lugar e “muita diversão em pouco tempo”, pode tirar o foco das coisas importantes.
Em 2011 quando estive por lá, parte de tudo que vi e ouvi, de fato aconteceu. O mundo dos negócios para mim teve um significado diferente depois daquela semana de conhecimentos e insights da NRF. Ainda que muitos empresários e clientes meus dissessem na época que o que eu estava dizendo demoraria a chegar em terras tupiniquins, não demorou! E dessa vez não será diferente. Prestar atenção nos movimentos que serão discutidos durante a NRF /023 e não se perder com visitas ou palestras desnecessárias, pode ajudar bastante no processo de ressignificação de tudo que teremos que enfrentar no ano que se inicia e sobretudo nos próximos 10 anos (que pelo ponto de vista comportamental de consumo), sofrerá ainda grandes rupturas.
Fiquem atentos: teremos que viver nosso propósito de marca como nunca vivemos antes; fazer ajustes será sobre sobreviver. Ter as melhores pessoas trabalhando com você, vai fazer de seu negócio , algo sustentável. Conhecer seu cliente vai além de saber o nome dele. Vender não é talento. É processo e hoje ele precisa ser inteligente. Data driven nas empresas significa altos investimentos, mas fará com que sua marca esteja de pé na próxima década. Não existe mais e-commerce. Existe commerce! Não existe mais o mundo real e o digital. Somos uma coisa só. Compramos o que as empresas vendem quando conseguimos enxergar a verdade e a essência da marca em cada ponto de contato. As pessoas compram propósito. Prove que você realmente faz o que você diz que faz.
E acreditem: O futuro das lojas, do varejo e do mercado, será muito menos sobre como vender produtos. Será sobre mudar o modelo mental que fazemos nossos negócios no mundo e entre as pessoas. Estejamos preparados.
A todos que participarão da edição NRF 023 nos Estados Unidos, boa jornada. E que todos voltem dispostos a compartilhar conhecimentos. Estaremos ansiosos por aprender mais.
Até breve. Cuidem-se!
Um abraço, Simone Moura