A essência do marketing é atender as demandas e entregar valor

Por Redação

06/06/2024 14h40

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Um dia escutei uma estória interessante, não sei se procede ou se é verdadeira, provavelmente não, mas a fábula continua boa apesar disto. Ela fala que na época da guerra fria e na disputa acirrada pela conquista espacial, Estados Unidos e União soviética mantinham programas de aperfeiçoamento e inovação, muitos detalhes e desenvolvimentos para levar o homem ao espaço, projetos grandiosos e outros mais simples.

Em um destes projetos estava o desafio de escrever e fazer apontamentos no espaço, os EUA, sempre engenhosos, teriam gasto alguns milhares de dólares para desenvolver uma caneta que escrevesse em gravidade zero, hora sem gravidade a tinta não desce, imagina o desafio, Já os soviéticos, práticos e lógicos teriam dado lápis a seus cosmonautas, centavos de dólares.

Muitos anos depois, nas empresas e no marketing, ainda vivemos este terrível conflito.

No mercado existem os profissionais aficionados por ferramentas e novidades, seu radar está voltando para as tendências e não para as soluções, adotam modismos e aderem sem questionar à aplicativos , sistemas e a metodologias da hora, sem questionar se são adequados à sua necessidade.

Minha recomendação, pense simples! Primeiro pense no problema que você quer resolver, na tarefa a ser realizada, na raiz da questão, só depois procure qual solução se encaixa melhor no seu caso, e orçamento, você pode surpreender-se como um bom lápis, em vez de uma caneta de milhões, pode ser a resposta para suas demandas.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.