Branding e os atalhos mentais

Por Bosco Couto

03/06/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Compramos os benefícios do produto e a reputação das marcas que avalizam este produto, compramos aquilo que acreditamos ser melhor para resolver a nossa dor ou problema, ou seja compramos solução.

 

Entretanto existem várias soluções para um mesmo problema, de várias empresas diferentes, então qual escolher? Qual a melhor solução?

 

Para não sofrermos durante o processo de decisão e para não gastarmos tanta energia mental toda vida que tivermos que decidir algo criamos atalhos.

 

Atalhos que nos facilitam a vida, que nos automatizam as escolhas, que nos poupam tempo, é neste momento que entram em cena as marcas.

 

Marcas são atalhos mentais e não desenhos bonitos.

 

Branding não é sobre fazer coisas belas, ele é sobre fazer estas inúmeras coisas belas, ou não, falarem a mesma língua e sobretudo transmitirem fielmente o conceito e o posicionamento da marca.

 

Branding não é sobre a beleza e sim sobre o conceito e o posicionamento de uma marca, é sobre gestão e representação da marca em todas as zonas de contato dela com o mercado.

 

Se marca é um atalho mental, branding é a gestão deste atalho.

 

 

Bosco Couto

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

 

 

Leia também:

A importância e as funções das embalagens na venda dos produtos

Combinação, Proporção e Ordem

Processo de Decisão do ser humano

Boas Vindas da Coluna Nosso café com marketing

Dia do Profissional de Marketing

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.