Os resultados das estratégias e iniciativas de marketing vêm de uma boa análise, um bom planejamento e principalmente de uma boa execução, e é neste último ponto que surge uma questão fundamental e um problema recorrente na maioria das empresas e organizações brasileiras, elas não sabem o que é marketing.
Além das confusões clássicas com propaganda e comunicação, existe um desconhecimento de conceitos específicos, seus significados e aplicações práticas. Marketing, inteligência de mercado, pesquisa e desenvolvimento, branding, inside Sales, Inbound, ICP (Ideal Costumer Profile), SDR, trademarketing, Sell in, Sell out, merchandising, VM, Funil de vendas, CRM, papéis da força de vendas (hunter, closer, farmer), fluxo de nutrição, dentre outros. A lista de conceitos é grande e só cresce. No todo ou em partes muitos profissionais que trabalham diretamente com marketing e vendas, ou gerindo ou operando, desconhecem ou confundem grande parte destes conceitos, ou entendem teoricamente, mas não sabem como operacionalizar e colocar em prática em suas empresas.
Um bom plano pode ser arruinado com uma execução ruim ou lenta demais, e isto representa muita grana que deixa de ser ganha pela empresa, por ineficiência, fracionamento tático, desconexão ou lentidão de reação em marketing e vendas.
Por isto em alguns projetos de consultoria decidi iniciar com um seminário sobre marketing e estou seriamente propenso a lançar um produto novo na BEING, Capacitação em Marketing In Company para executivos, gestores e profissionais de vendas.
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