Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
Criar um conceito de um projeto, produto, serviço não é fácil ou simples, é preciso escolher o que vai no projeto e o que deve ser retirado (trade off)
Quando monto o conceito e o posicionamento de uma marca, empresa ou projeto levo alguns pontos em consideração, mercado-alvo (o possível cliente), a pista de atuação da marca (segmento e nível), a capacidade de entrega da empresa e os concorrentes.
Além disto pondero os fatores críticos de mercado (pontos de avaliação decisórios), que variam de um segmento a outro, importante saber o que é relevante e o que seu projeto pode destacar como proposta de valor. Aliás é desta análise que construímos o posicionamento de uma marca.
A construção conceitual não pode ser baseada em gosto pessoal ou moda, e sim nestas diretrizes e premissas elencadas acima. É preciso separar gosto individual de preferência ampla (no geral mais popular e abrangente, mas menos exclusiva e específica) e de preferência focada (nichos de mercado).
Em outras palavras, agradar todo mundo pode não ser bom, agradar só o dono pode não ser bom. É necessário escolher e fazer a entrega adequada ao segmento pretendido.
Bosco Couto