Eu já tinha escrito, ou pelo menos mencionado, sobre o tema. Faltam profissionais de marketing preparados para a missão. Não falo de consultores, ou de CMO, mas de gestores e analistas, me refiro aos profissionais que fazem a estratégia acontecer, descem os planos para a operação, executam e gerenciam as atividades táticas e operacionais do marketing.
Falta bagagem, repertório e atenção. Suspeito que criamos uma geração muito focada nas redes sociais e no equivocadamente denominado “marketing digital”. Ora, marketing é marketing, independente do canal.
As técnicas e premissas do processo de percepção e decisão, inerentes ao ser humano, são reiteradamente negligenciadas pelos profissionais atuais, ou por desconhecimento ou por preguiça, (as vezes por soberba).
E não paro na técnica, existe uma geração que aprendeu a ser imediatista e superficial, que não cuida dos detalhes e que não aceita crítica.
Marketing é detalhe, marketing é ajuste, marketing é conjunto, coletivo, e marketing é evolução. Vivemos em um terreno brutal espremidos entre a beleza e a inovação por um lado, e a entrega de resultados práticos por outro, ou seja, existimos em última instância para gerar vendas!
Precisamos mudar e preparar melhor a geração que quer trabalhar com marketing de forma plena.