Hoje vou escrever sobre meu modelo base de construção de planos de marketing, meu framework
Claro que posso mudar ou adaptar dependendo do setor e do cliente, este esquema pode ser enriquecido ou desmembrado em partes complementares, mas aqui vamos mostrar o esquema base desta sequência de criação.
O diagrama do plano segue o seguinte fluxo:
1. Ser
2. Existir
3. Promover
4. Converter
5. Manter e ampliar
SER-
Está é a parte mais estratégica do planejamento, onde estudamos o contexto, os cenários, os concorrentes e os clientes, suas dores e necessidades e a partir desta análise construímos a essência da marca e da empresa. Seu conceito, proposta de valor, diferenciais e o seu posicionamento estratégico de mercado
EXISTIR-
Depois que definimos quem somos, temos que tangibilizar essa essência. Aqui são construídos e definidos os produtos e serviços, a precificação, a identidade da empresa, o Branding, as zonas de representação da marca e a montagem e treinamento da equipe.
PROMOVER-
Na terceira fase o foco é o de tornar a marca conhecida e valorada, fase de valência, e é nesta etapa que trabalhamos a atração dos clientes ou leads, promoção da marca, evidências físicas e comunicação da empresa e de suas soluções. Divulgação, merchandising, ativação, eventos, conteúdo, apresentações.
CONVERTER-
Fase mais comercial e personalizada, aqui podemos trabalhar a automação de conversão, o Inside Sales ou o velho, bom e eficiente outbound. É o momento de transformar em clientes quem foi seduzido e impactado pela fase anterior.
MANTER-
Depois de conquistar o cliente, depois da venda o trabalho é canalizado para a fidelização, para o relacionamento e sucesso do cliente. Manter o cliente satisfeito e descobrir possibilidades de ampliação das relações de consumo.
Bom café!