Muito vaso bonito, mas sem planta dentro

Por Redação

09/05/2024 15h53

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Dia destes entrevistamos um candidato para o cargo de gestor de marketing, normalmente participo das entrevistas que selecionam profissionais para a minha área.

O candidato chegou e pedimos para ele falar um pouco sobre ele e sobre o trabalho que tinha desenvolvido em outras empresas, sua experiência. Para impressionar ou por ingenuidade, começou a distribuir um monte de jargões, estrangeirismos e neologismos. Growth, top down, inbound, master plan, hunter, spin off, customer success, dentre outros tantos.

Como sou do ramo, aprofundei e perguntei sobre alguns destes temas e aí o bicho pegou, conceitos conflitantes, alguns errados e pouco aprofundamento. A diretora que participava da entrevista, e não é de marketing, comentou depois brincando, “não dá para ele, ele fala outra língua, não vamos nos entender, além disto parece que ele não sabe bem o que disse”

Sabe o que acontece, as empresas e profissionais médios, reproduzem muitos jargões e teorias, leem manchetes e assistem palestras, mas não aprofundam o conteúdo, não entendem de fato do que falam, mas arrotam expressões como se especialistas fossem. Falta bagagem e repertório.

Um Mundo de faz de conta. Faz de conta que somos modernos e entendidos, mas não temos ideia do que estamos falando, Um mundo OCO!

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.