11ª edição

O conhecimento como criador de reputação e atração de clientes

Por Redação

19/03/2024 00h00

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Porque ser considerado autoridade em sua área de atuação é importante para a construção de sua imagem e atração de clientes.

“Ele tem algo a dizer, ele tem conteúdo, devemos escutá-lo”!

Um aforismo famoso repetido por muitos é “Conhecimento é poder”. Esta frase é atribuída a Francis Bacon (1561-1626), filósofo inglês, que na verdade teria dito “Scientia potentia est”, no sentido de que ciência é poder, o que é quase a mesma coisa. No entanto, a frase “Conhecimento é poder” foi usada pela primeira vez na versão de 1668 do Leviatã de Thomas Hobbes (1588-1679), outro filósofo inglês que trabalhou como secretário de Bacon durante sua juventude, o que faz sentido.

Vamos então construir uma linha de pensamento sobre o valor do conteúdo ou do conhecimento como vetor de crescimento nos negócios e nas carreiras.

O conhecimento é um ativo; aquilo que você ou sua empresa sabem e que têm utilidade para outros e geram interesse nas pessoas é um bem intangível valioso. Saber é uma necessidade de todo ser humano e de toda formulação estratégica. Adquirir conteúdo rico é, portanto, um meio de tornar os profissionais e as empresas mais competitivos. Ter informação, saber fazer, saber como fazer, saber antes dos outros, tudo isso alavanca sua posição no mercado.

Podemos dizer então que existe uma grande demanda por conteúdo e conhecimento. Aprender é considerado uma atividade poderosa de alavancagem de crescimento para as pessoas, colaboradores, profissionais e empresas. Se existe demanda, significa que quem oferece conteúdo rico gera oportunidades de interações e negócios.

O problema é que existe uma abundância de informações e conteúdos, muita coisa boa, mas muita coisa ruim também, verdades e mentiras. Diferenciar a qualidade e a veracidade dos dados e informações é um transtorno. Por isso, nossa mente recorre a um truque, um atalho mental simples: ela busca referências, lastro, evidências. Nós humanos buscamos e valorizamos quem tem “autoridade” no assunto. Médico, consultor, arquiteto, cientista, pedreiro, empresa de sistemas, jornalista especializado, ou simplesmente alguém que tenha vivência no assunto – nós buscamos quem tem bagagem, conhecimento adquirido e vivenciado no tema.

Ser considerado autoridade em um determinado segmento de mercado, ou aspecto da vida, é uma vantagem competitiva clara para os negócios e profissionais, mas para atingir este patamar é necessário muito esforço e tempo. E aqui falo de uma coisa fundamental neste processo: não basta ter conhecimento teórico (técnico), mas sobretudo é fundamental ter conhecimento tácito (vivência). É preciso, portanto, construir repertório, uma bagagem grande de outros conhecimentos e vivências que se somam e ajudam a construir sua competência e autoridade.

O repertório não se restringe ao conhecimento e experiência no segmento específico de sua área, pois seu conteúdo, sua bagagem, é formada pelo conjunto de interações entre conhecimentos diversos, complementares ou não.

Conhecimento é poder, portanto, aprender é poderoso e desejado. Mas se ninguém lhe conhece ou se ninguém tem acesso ao seu conteúdo, ele simplesmente não existe para os outros.

O valor vem da apreciação pelo seu público, ou seja, é preciso saber e mostrar, é necessário promover e expor o seu conhecimento.

Já sabemos que conhecimento e conteúdo são ativos buscados e valorizados, mas como devemos promover este ativo?

Existem alguns canais, vamos chamá-los assim, para promover seu conteúdo.

O primeiro e mais óbvio é a internet: site, redes sociais, vídeos no YouTube, podcast. No meio digital falamos de Inbound Marketing, estratégia poderosa de atrair clientes por meio da publicação de conteúdos interessantes e valiosos para o público, que ao encontrar o seu conteúdo pode descobrir e encontrar a sua empresa. Lembrando que Inbound não é propaganda, não é venda direta de produto. Inbound é um meio indireto de ser encontrado pelo público que você deseja alcançar.

Outro canal de grande potencial para promover sua autoridade e conteúdo são os eventos e encontros presenciais: palestras, seminários, aulas, debates. Falar para seus pares, para prospects ou para pessoas interessadas no conhecimento que você domina é uma forma poderosa de demonstrar seu potencial e sua autoridade.

Outros canais ou meios de promoção são: escrever artigos, como este que estou publicando, dar entrevistas, participar de reuniões técnicas, feiras ou jornadas, fazer cursos, publicar um livro ou dar aula.

A grande vantagem dos meios digitais, Inbound, é a escala, a possibilidade de atingir muita gente em cantos diferentes, mesmo perdendo personalização e interação.

Em contrapartida, a vantagem dos meios presenciais, palestras, cursos, eventos, são justamente a troca rica e interativa com as pessoas que estão presentes. Em uma aula, reunião, palestra você pode discorrer mais e adaptar sua explanação ao seu público.

Minha recomendação: mergulhe nos dois mundos, no digital e no presencial, estude muito, gere conteúdo interessante e o promova, espalhe o que você sabe com os outros, isto vai gerar frutos diretos e indiretos para o seu negócio e para a sua carreira.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.