O CS (customer success)

Por Redação

16/02/2023 16h15

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Existe um grande desperdício de oportunidades quando as empresas não trabalham de forma adequada a sua carteira de clientes, focada no esforço de adquirir clientes novos, muitos esquecem ou não enxergam o potencial de negócios dentro de casa.

 

O CS é trabalhar o cliente já existente para que ele tenha suas dores atendidas, sua permanecia e fidelização assegurada.

 

O CS nasceu nas empresas de tecnologia, SaaS e tinha como premissa principal a retenção dos clientes existentes, a redução do Churn e a potencialização destes clientes (Cross selling e Up selling). Mas CS pode ir muito além, outra ganho claro advindo da satisfação destes clientes é a indicação de outros, a mais poderosa força de conquista de novos clientes.

 

QUAIS GANHOS O CS PODE GERAR?
1. Blindagem e fidelização de clientes
2. Compras recorrentes, redução do tempo de abastecimento, ou crescimento da frequência de compras
3. Aumento da participação da nossa empresa dentro da cesta de compras do cliente
4. Potencialização de clientes (Cross selling e Up Selling)
5. Indicação de outras empresas (ponte)

 

O QUE PODE SER FEITO
1. Entender o comportamento de compra e os desejos dos clientes da empresa. Gestão inteligente dos dados e comportamento de compra dos clientes (BI)
2. Criar processos que agilizem as respostas e resolução de dores e demandas dos clientes
3. Manter proximidade e relacionamento com os clientes periodicamente, mesmo que o cliente não demande a atenção da empresa.
4. Estruturar um Fluxo de nutrição com informações relevantes e de interesse para o cliente (oportunidades, conteúdo e informação)
5. Promover Eventos e encontros relacionais fora da empresa (almoço, eventos, SUMMIT, seminários)
6. Ajudar o cliente a crescer, treinamento, dicas de fornecedores, indicação de clientes.

 

INDICADORES
1. CHURN: métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes durante um determinado período.
2. EXPANSION: identifica o aumento de receita mensal recorrente;
3. ATIVAÇÃO: identifica o número de clientes que usam a solução ativamente;
4. NPS (Net Promoter Score): métrica utilizada para medir o nível de satisfação dos clientes;
5. HEALTH SCORE: ajuda a identificar clientes com potencial de cancelamento.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.