O desperdício estratégico dos planos de marketing

Por Bosco Couto

18/01/2024 08h58

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Um vez li uma matéria sobre o enorme desperdício de água tratada no Brasil, quase 40% desta água seria perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição.

Nas empresas acontece algo muito semelhante em relação aos planos, mas talvez com índices piorados, embora não exista nenhum estudo sobre o assunto.

Quando um plano é bem estruturado, e não um devaneio, ele é baseado em dados, observações, debates e discussões, não é fruto de uma epifania.

Mesmo quando bem pensado e estruturado e pasmem, aprovado pela diretoria, ele não é executado em sua plenitude, não “desce” como deveria para o campo “de batalha”, ou seja ele é podado, modificado em partes ou arquivado, e aí é claro o resultado esperado não é atingido.

Mas quais são os desperdícios e vazamentos de um plano de marketing? São variados os motivos, mas os mais recorrentes seriam:

  1. O plano é aprovado, mas com base em uma interpretação equivocada, escuta-se uma coisa mas entende-se outra;
  2. Medo, medo de mudar, arriscar e errar, (não teremos resultados com comportamentos e atitudes iguais);
  3. O plano é podado, por economia de recursos ou por pressa e ansiedade (etapas importantes são suprimidas);
  4. Quem executa não entende ou não sabe executar (não tem a competência para tal) e isto é um desastre;
  5. No meio da jornada pequenas interferências, acréscimos ou superações são feitas, muitas vezes por convicção ou por desejo de deixar sua marca no plano, todo mundo tem palpite sobre tudo;
  6. Sequência e ordem errada de implantação ou demora na execução. Ordem importa!

E assim grandes ideias e projetos são distorcidos e os resultados são frustados. Planejar não é simples, é necessário experiência, visão estratégica, ampla e sistêmica além de conhecimento técnico, mas o grande problema da falta de resultado é a execução.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.