O fator humano

Por Bosco Couto

02/06/2022 11h50

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Como já disse uma vez, mas não custa nada repetir, marketing é a geração e entrega de valor feito de gente para gente, humanos gerando valor para satisfazer as necessidades de outros humanos.

 

Se é assim porque não tratamos humanos como humanos?

 

Desta pergunta podemos tirar alguns desdobramentos.

 

O primeiro desdobramento é que muitos teóricos, principalmente economistas, tratam o ser humano como máquinas racionais de decisão, que buscam o melhor custo benefício sempre, que escolhem segundo parâmetros objetivos. Entretanto nós humanos somos seres emocionais, um recurso que a natureza nos dotou para que agíssemos rápido e sem pensar muito em determinadas situações.

 

De uma forma geral o estado de afeto central, as emoções, nossas memórias e a razão, trabalham juntos na construção de nossas decisões e atitudes, isto nos tornar na média mais assertivos e mais seguros, mas muitas vezes decidimos fora da lógica esperada, portanto entender o contexto e o sentimento das pessoas é fundamental para o marketing.

 

O segundo desdobramento é que a geração de valor, a ponta da oferta, é concebida e realizada por humanos, com seus afetos, suas limitações, motivações e variações de humor. Qualquer planejamento deve considerar em sua essência a capacidade de execução, o aprendizado das pessoas e a vontade de realizar. O fator humano pode potencializar ou derrubar qualquer plano bem concebido.

 

Bom café!

 

Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.