Pergunte o que o cliente quer?

Por Bosco Couto

17/06/2021 10h32

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Sobre o episódio da Coca-cola e do Cristiano Ronaldo tenho duas coisas a comentar.

A primeira  e mais importante é, marketing não é empurrar produto para o cliente! Marketing é entender  as demandas, costumes e desejos dos clientes e entregar aquilo que ele quer.

Não sei se foi um erro da organização, da produção ou do patrocinador, mas o mínimo em um evento deste porte com um astro desta envergadura era saber se ele bebe refrigerante. Se não, não exponha sua marca a um constrangimento.

Entender o público é essencial antes de executar uma ação de marketing.

Cristiano é um atleta reconhecidamente saudável, poderiam ter perguntando antes de colocar os produtos na mesa  “o senhor prefere água, suco ou uma coca-cola?”.

Perguntar e dar opções ao cliente, simples! Lembro que a coca cola vende água e suco.

Mas é claro que em uma época de alta performance, pressão intensa dos gestores e avaliação baseada unicamente em indicadores frios ou no velho “fez – não fez” muita gente se sente pressionada para fazer o que não deve, empurrando marca e produto para agradar o chefe. A pressa  e a arrogância podem ser grandes inimigas de uma marca, mesmo uma grande marca como a Coca-Cola.

Antes de fazer algo estude o cliente ou no mínimo pergunte se ele quer.

Sim, mas e depois, uma vez que foi feito o estrago o que a Coca-Cola deveria ter feito?

Se eu fosse o cara de marketing da Coca-cola eu teria me manifestado em seguida de forma espirituosa e conciliadora:

“A coca cola entende e respeita todos os gostos e estilos de vida, tem quem adora o sabor refrescante da nossa coca cola bem gelada, há quem prefere leite ou suco de laranja e, é claro, as inúmeras pessoas que só querem um copo de água fresco, e tudo bem! Na vida, como no esporte, é preciso respeitar as escolhas e sobretudo ter fair play. Cristiano, entendemos você. Um brinde as possibilidades e as preferências.”

Descer dos tamancos.

Errar faz parte do jogo, admitir e transformar o erro em oportunidade seria o ideal para a marca.

 

Bosco Couto

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

 

 

 

Confira também:

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.