Saber, querer, poder e conseguir

Por Bosco Couto

06/08/2021 13h20

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Quatro verbos para explicar de forma simples e bem resumida o trabalho de marketing.

Tão simples que alguns vão achar banal, óbvio até, mas que na prática do dia a dia não é de forma alguma utilizado por gestores, empresários ou profissionais de nossa área, na verdade o que vejo no campo de batalha é um comportamento negligente e refratário quanto a essência do marketing.

O que é comum, só para dar um exemplo, é a atividade do “empurrar”, empurrar informação e atributos na comunicação e no discurso de vendas, carregam muitos dados e elementos nos materiais de apoio às vendas, no folder, no outdoor, no post das redes sociais ou no texto do rádio. Neste cenário, a quantidade predomina, reina, ao contrário do que deveria ser, ou seja, mais qualidade, menos informação, mais harmonía e equilibro, e evidentemente complementariedade entre as frentes de marketing.

Voltemos ao início, para vender ou para o cliente comprar, é preciso ficar atento aos quatro verbos citados antes, então vejamos:

Saber. De forma direta, sedutora, destacada e memorável. Se o cliente não tem conhecimento do seu produto ou serviço ele nunca vai comprar. Mas não basta informar, é preciso chamar atenção, tornar-se familiar (frequência) e ser lembrado (facilidade de guardar na cabeça do cliente seus principais traços de identidade e benefícios)

Querer. Gerar o desejo e o impulso para agir, para comprar, saber não basta se não for despertado o interesse de adquirir ou de repetir a compra. Qualidade e apresentação contam muito nesta hora.

Poder. Capacidade de compra, tanto em relação ao preço quanto à avaliação de valor atrelado ao custo benefício.

Conseguir. Seu cliente sabe, quer e pode, mas não encontra, falta produto ou disponibilidade de tempo. Ruptura, agenda lotada, lançamento tardio, descontinuidade são problemas graves na equação de consumo.

É preciso comunicar, seduzir, envolver, ser lembrado, satisfazer, ser adequado e disponível ao seu público, tudo ao mesmo tempo.

Bom café, bom marketing.

 

Sobre o Colunista Bosco Couto

Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.