Não sabemos sobre o futuro, onde tudo pode acontecer ou nada, mas quem acompanha o mercado, e aquilo que já vem acontecendo, consegue ler o que provavelmente vai ser forte nas estratégias das empresas e organizações.
De todas as tendências quero destacar cinco:
1.A valorização do real, do autêntico, daquilo que mais se parece com a vida das pessoas. Isto significa menos fotos de banco de imagens e mais fotos de pessoas comuns, de clientes; menos fotos profissionais e mais flagras do dia a dia, imagens feitas com celular e amadoras. Também significa textos mais coloquiais com linguagem simples e direta.
2.A valorização da experiencia no PDV, o astral, o contexto, o atendimento, o toque, tudo aquilo que estimular emoções e sensações vai ser valorizado, os cardápios de papel vão voltar, a música ao vivo, a tela gigante do cinema. E aqui vai uma dica, não adianta pensar as ações e equipamentos de forma separada, a integração dos vários pontos de contato é que irão criar a atmosfera de prazer percebido. Depois de meses em isolamento, dentro de casa, as pessoas querem sentir novamente o mundo.
3.A comunicação nas ruas, o OOH e mais fortemente o DOOH, vão crescer e ganhar relevância nas estratégias de comunicação, não somente pela volta das atividades presenciais, mas pela imposição da atenção do consumidor.
4.O uso crescente dos dados e das informações dos clientes, onde estão, o que compram, como se comportam. As ferramentas de captura e análise de dados vão ser mais presentes e democráticas e quem souber tirar partido, não invasivo e inteligente destes dados, será mais assertivo.
5.O neumarketing vai avançar, o entendimento do processo de percepção e decisão do ser humano vai lançar novos insights e mudar a maneira de criar, escrever e desenhar. A comunicação será menos informativa e mais emotiva, e nesta pista, andando lado a lado, o branding e a valorização da marca vai dar um salto. Ou sua empresa trabalhará a marca ou brigará por preço.
E claro, como um ponto extra neste texto, a crescimento do mundo digital, redes sociais, games, plataformas, aplicativos, podcast, enfim, tudo o que tornar mais prático a vida das pessoas passará pelo digital. O marketing terá o grande desafio de saber trabalhar o sensorial com a tecnologia em crescimento.
Feliz 2022!