Primeiro estou muito feliz e quase não acredito que já vamos fazer um ano que escrevo para o Nosso Meio, “o tempo passa, o tempo voa…”
Escrevi sobre muita coisa neste período, neuromarketing, TradeMarketing, branding, design, tecnologia, mas sobretudo escrevi e defendi o conceito verdadeiro de marketing, a essência e o nosso propósito, que é entender as necessidades e dores dos clientes e entregar aquilo que eles precisam e querem, mediante um processo de troca. Ou seja nosso papel é gerar valor, comunicar valor e entregar valor.
Marketing não é (só) comunicação e propaganda, é o todo, é o conjunto das entregas que encantam e satisfazem os desejos e quereres dos clientes. Produto, preço, PDV, canais, comunicação, marca, pessoas, serviços, entregas reais.
Por isto acho oportuno falar de duas notícias que afloraram recentemente, a do sanduíche de picanha da Rede Macdonalds que afinal não tinha picanha em sua composição e o Whopper de costela do Burguer King que não levava costela, ou seja duas enganações. Marketing não é isto! Isto é “sabedoria”, é induzir o cliente ao erro. Marketing não tem nada a ver com isto, o verdadeiro marketing não é isto.
Tentar vender gato por lebre é uma estratégia errada e antiética, geralmente avalizada pela direção da empresa com o intuito de ganhar mais as custas da credulidade do cliente que confia na marca da empresa.
Faça um marketing correto, acredite sua empresa pode ganhar dinheiro fazendo o certo, acredite.
Feliz um ano de Café com Marketing
Sobre Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.