Hoje tive um papo bacana com um dos nossos clientes e resolvi reproduzir aqui para vocês parte desta conversa. É uma oportunidade para vocês verem na prática como são nossas trocas de mensagens, muitas vezes reforçando alguns conceitos fundamentais, e algumas de nossas orientações na consultoria.
Segue o trecho da orientação que passamos:
“Passando aqui para reforçar a importância da aplicação integrada do plano de marketing. Vale aqui o lembrete, marketing não é somente divulgação e comunicação, marketing é a estratégia de mercado, ou seja, é todo o esforço feito para o avanço de mercado e conquista de clientes.
Cada frente de marketing tem o seu papel e importância, algumas iniciativas são para lastrear a marca , outras iniciativas servem de apoio e suporte ao comercial, outras servem para informar e algumas para atrair clientes, criando familiaridade e estimulando a demanda.
Entretanto é o conjunto das estratégias e ações, feitas ao mesmo tempo e alinhadas do ponto de vista de marketing, que dão resultado significativo.
Ações soltas como algumas notas na imprensa ou comunicações pontuais sem alinhamento com a estratégia geral, trazem menos retorno do que poderiam proporcionar.
Visitas comerciais sem uma marca conhecida, valorizada e familiar também exigem mais esforço da equipe comercial e podem gerar menos conversão de vendas.
O plano de marketing da empresa contempla de forma integrada e simultânea as seguintes ações:
1. Preparação da força comercial e narrativa de vendas;
2. Construção de material de suporte comercial, apresentação, Booklet e brinde corporativo;
3. Lastro: site e redes sociais ativos e aderentes ao nosso alvo;
4. Campanhas digitais pagas: LinkedIn e Google
5. Promoção da marca fora da bolha digital: rádio de notícias;
6. Assessoria de imprensa, notas, matérias e entrevistas;
7. Parcerias com outros players de mercado. Co e Cross Marketing.
Tudo ao mesmo tempo e de forma alinhada.”
Vale lembrar que execução faz parte do plano e é uma das etapas mais complicadas da jornada.
Gostou do café?
Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.