Estamos em pleno carnaval, a maior festa popular do nosso país, que movimenta a economia e abre oportunidades para as marcas se conectarem com os seus consumidores na folia, gerando lembrança de marca, relacionamento e muito faturamento. Segundo à Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo, a estimativa para esse ano é que o turismo no carnaval injete mais de R$9 bilhões na economia brasileira. O que representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.
Quando falamos de marcas, necessariamente estamos falando de consistência, de que todas as suas ações devam comunicar a sua essência e posicionamento. Ou seja, que a alma da marca esteja ali presente e seja sentida. O que ela faz tem que fazer sentido com o que ela é, promete e entrega. Isso é consistência.
O carnaval é sinônimo de alegria, descontração, energia, alto-astral, amizade e paquera. Logo, as marcas que anunciam ou fazem alguma ação de ativação no carnaval estão, de certa forma, se apropriando do universo de significados da data e comunicando para os foliões que elas também são assim. Quando for planejar uma ação, é importante sempre se perguntar: essa ação tem consistência com a personalidade da minha marca? Se sim, segue fundo.
Portanto, está presente no carnaval só faz sentido para as marcas em que sua personalidade está alinhada com o universo simbólico do carnaval, pois a folia é para marcas foliãs.