Estamos em plena Olímpiadas de Paris, uma oportunidade incrível para as marcas que se fazem presentes nessa arena repleta de significados, que vão além dos esportes e transcendem as suas fronteiras para um grande evento cultural. Mas estar presente em um evento como este é para marcas com verbas milionárias, o que não é a realidade de muitos. O bom é que os esportes não se restringem às Olimpíadas e as marcas podem patrocinar os mais diversos eventos esportivos ou criar os seus.
Atrelar uma marca ao esporte ajuda a construir uma identidade relacionada a significados como superação, garra, determinação, espírito de equipe, união, saúde e muito mais. O esporte possibilita conexões positivas e inspiradoras, gerando uma relação emocional com o público. Patrocinar eventos esportivos também aumenta a visibilidade, a lembrança e o engajamento do público com a marca, o que é fundamental para um branding de sucesso.
Todavia, o que pode ser restritivo para uma marca patrocinar um evento esportivo? A resposta a essa pergunta serve para tudo (exatamente, tudo) o que uma marca for realizar. Ou seja: é fundamental que a essência da marca esteja alinhada ao que o esporte representa ou em processo de alinhamento. É preciso ser uma associação genuína e fluida. Por isso, antes de realizar um evento esportivo proprietário ou patrocinar um, vale às reflexões:
- Esse evento faz sentido para a minha marca?
- Qual o meu objetivo em patrocinar ou realizar esse evento esportivo?
- Esse evento é atrativo para o meu público-alvo?
- Que outras marcas já estão patrocinando?
- No caso de evento proprietário, que parceiros você pode atrair?
Por fim, vale sempre realizar o bom e velho planejamento para que o evento seja um sucesso e a marca obtenha retorno positivo.