A relação dos esportes com as marcas: uma conexão positiva

Por Redação

29/07/2024 11h01

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Estamos em plena Olímpiadas de Paris, uma oportunidade incrível para as marcas que se fazem presentes nessa arena repleta de significados, que vão além dos esportes e transcendem as suas fronteiras para um grande evento cultural. Mas estar presente em um evento como este é para marcas com verbas milionárias, o que não é a realidade de muitos. O bom é que os esportes não se restringem às Olimpíadas e as marcas podem patrocinar os mais diversos eventos esportivos ou criar os seus.

Atrelar uma marca ao esporte ajuda a construir uma identidade relacionada a significados como superação, garra, determinação, espírito de equipe, união, saúde e muito mais. O esporte possibilita conexões positivas e inspiradoras, gerando uma relação emocional com o público. Patrocinar eventos esportivos também aumenta a visibilidade, a lembrança e o engajamento do público com a marca, o que é fundamental para um branding de sucesso.

Todavia, o que pode ser restritivo para uma marca patrocinar um evento esportivo? A resposta a essa pergunta serve para tudo (exatamente, tudo) o que uma marca for realizar. Ou seja: é fundamental que a essência da marca esteja alinhada ao que o esporte representa ou em processo de alinhamento. É preciso ser uma associação genuína e fluida. Por isso, antes de realizar um evento esportivo proprietário ou patrocinar um, vale às reflexões:

  1. Esse evento faz sentido para a minha marca?
  2. Qual o meu objetivo em patrocinar ou realizar esse evento esportivo?
  3. Esse evento é atrativo para o meu público-alvo?
  4. Que outras marcas já estão patrocinando?
  5. No caso de evento proprietário, que parceiros você pode atrair?

Por fim, vale sempre realizar o bom e velho planejamento para que o evento seja um sucesso e a marca obtenha retorno positivo.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.