A sustentabilidade futura da sua empresa está nos horizontes da inovação

Por Redação

19/09/2022 09h59

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Urgente entender sobre os horizontes da inovação para que a sua empresa seja sustentável no futuro. E por ser urgente, sem arrodeios, vamos direto a eles.

 

Desenvolvido pela consultoria McKinsey, o modelo de três horizontes de inovação ou também chamado de três horizontes de crescimento:

 

No Horizonte 1, é o conhecido “vaca leiteira”, ou seja, aquele produto aquilo que na empresa gera o maior lucro e fluxo de caixa. O objetivo nesse horizonte 1 é melhorar ainda mais o desempenho dessa solução, melhorando a eficiência do core business

 

Já no Horizonte 2, a inovação irá criar novos negócios em oportunidades emergentes, desenvolvendo as futuras vacas leiteiras por mio do lançamento de novos produtos ou até pela expansão do core atual para outros mercados.

 

O Horizonte 3, para muitos, é o que significa a inovação ou o sinônimo dela. É criar algo disruptivo, totalmente inovador. Algo que muda a natureza de uma indústria, por exemplo.

 

Uma empresa inovadora, com cultura inovadora, caminha olhando para os três horizontes. Para a McKinsey, consultoria desenvolvedora desse framework, as empresas devem alocar cerca de 70% dos seus esforços no H1, 20% no H2 e 10% no H3. Mas isso vai depender do ambiente de negócios. No geral é assim, mas como tudo em inovação, isso também não é engessado.

 

Ah, aqui vale também outro alerta, ao contrário do que muitos pensam, esses horizontes não estão relacionados a horizontes temporais, pois para as empresas serem efetivamente sustentáveis precisam ser ambidestras e transitarem simultaneamente nesses três horizontes. (Se quiser aprofundar sobre esse assunto, veja a nossa coluna do dia 22 de agosto com o título “Eficiência não basta, sua empresa precisa ser ambidestra”)

 

 

Céu Studart e Thiago Baldu

Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Thiago Baldu é Sócio da DSCX Inova e consultor de Marketing, Branding e Inovação. Com experiência de mais de 15 anos, já realizou projetos de comunicação e inovação para marcas como SKOL, Ipiranga, Discovery, TAM, Grupo O Povo de Comunicação, Betânia Lácteos entre outros. Atua também como professor de graduação e pós-graduação, cursos in company, e palestra nas áreas de branding, marketing e inovação em instituições como UNIFOR, FB UNI e FAC.

desencaixa@dscxinova.com.br | @dscx.inova

 

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.