Urgente entender sobre os horizontes da inovação para que a sua empresa seja sustentável no futuro. E por ser urgente, sem arrodeios, vamos direto a eles.
Desenvolvido pela consultoria McKinsey, o modelo de três horizontes de inovação ou também chamado de três horizontes de crescimento:
No Horizonte 1, é o conhecido “vaca leiteira”, ou seja, aquele produto aquilo que na empresa gera o maior lucro e fluxo de caixa. O objetivo nesse horizonte 1 é melhorar ainda mais o desempenho dessa solução, melhorando a eficiência do core business
Já no Horizonte 2, a inovação irá criar novos negócios em oportunidades emergentes, desenvolvendo as futuras vacas leiteiras por mio do lançamento de novos produtos ou até pela expansão do core atual para outros mercados.
O Horizonte 3, para muitos, é o que significa a inovação ou o sinônimo dela. É criar algo disruptivo, totalmente inovador. Algo que muda a natureza de uma indústria, por exemplo.
Uma empresa inovadora, com cultura inovadora, caminha olhando para os três horizontes. Para a McKinsey, consultoria desenvolvedora desse framework, as empresas devem alocar cerca de 70% dos seus esforços no H1, 20% no H2 e 10% no H3. Mas isso vai depender do ambiente de negócios. No geral é assim, mas como tudo em inovação, isso também não é engessado.
Ah, aqui vale também outro alerta, ao contrário do que muitos pensam, esses horizontes não estão relacionados a horizontes temporais, pois para as empresas serem efetivamente sustentáveis precisam ser ambidestras e transitarem simultaneamente nesses três horizontes. (Se quiser aprofundar sobre esse assunto, veja a nossa coluna do dia 22 de agosto com o título “Eficiência não basta, sua empresa precisa ser ambidestra”)
Céu Studart e Thiago Baldu
Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Thiago Baldu é Sócio da DSCX Inova e consultor de Marketing, Branding e Inovação. Com experiência de mais de 15 anos, já realizou projetos de comunicação e inovação para marcas como SKOL, Ipiranga, Discovery, TAM, Grupo O Povo de Comunicação, Betânia Lácteos entre outros. Atua também como professor de graduação e pós-graduação, cursos in company, e palestra nas áreas de branding, marketing e inovação em instituições como UNIFOR, FB UNI e FAC.
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