Nos últimos meses, temos presenciado várias marcas realizarem os seus Rebrandings em busca de se manterem relevantes e competitivas no mercado. Todavia, para um reposicionamento de marca de sucesso é necessário planejamento, inteligência de mercado e essa mudança na marca precisa estar relacionada a uma estratégia. É um processo complexo.
E qual é mesmo a hora do Rebranding?
Veja alguns momentos que demandam um reposicionamento da marca.
Se o seu público mudou, é hora de fazer rebranding.
Uma marca precisa constantemente nutrir a conexão com o seu público, acompanhando as mudanças de comportamento, estilo de vida e desejos. As pessoas mudam, as marcas precisam acompanhar essa mudança para não ficarem obsoletas. O grande desafio é mudar sem perder a essência e o reconhecimento do público sobre ela. Mas a mudança é necessária.
Se o seu negócio mudou, é hora de fazer rebranding.
Com o passar do tempo, as empresas vão mudando e, quando se percebe, a marca não mais lhe representa. Há um descolamento entre ela e a sua marca. Por exemplo, empresas que eram B2B e passaram a também atender o B2C, ou que ampliaram o seu segmento de atuação para novas categorias de produtos, ou internacionalizaram, são negócios que precisarão realizar um reposicionamento de marca.
Se o houve uma fusão, aquisição ou spin-offs, é hora de fazer rebranding.
Nessa realidade, é preciso entender qual a estratégia do negócio, a cultura que irá se formar da união das duas empresas, ou se no caso da spin-off, se manterá ou não a associação com a marca-mãe. Tudo isso implicará na nova plataforma da marca que será desenvolvida por meio do processo de rebranding.
Se houve uma crise que impactou na reputação da marca, é hora de fazer rebranding.
Nesse caso, busca-se reconstruir a confiança e reputação perdidas.
Por fim, vale a lembrança de que rebranding não é redesign. Se no rebranding, houver mudança do símbolo da marca, então, teremos um rebranding com redesign. O rebranding é muito mais profundo que uma mudança de símbolo. Ele é o desenvolvimento de uma nova percepção sobre a marca, sobre o seu significado. Melhor dizendo: é um processo de ressignificado.