Chegou a hora do rebranding?

Publicado em

25/03/2024 09h00

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Nos últimos meses, temos presenciado várias marcas realizarem os seus Rebrandings em busca de se manterem relevantes e competitivas no mercado. Todavia, para um reposicionamento de marca de sucesso é necessário planejamento, inteligência de mercado e essa mudança na marca precisa estar relacionada a uma estratégia. É um processo complexo.

E qual é mesmo a hora do Rebranding

Veja alguns momentos que demandam um reposicionamento da marca.

Se o seu público mudou, é hora de fazer rebranding. 

Uma marca precisa constantemente nutrir a conexão com o seu público, acompanhando as mudanças de comportamento, estilo de vida e desejos. As pessoas mudam, as marcas precisam acompanhar essa mudança para não ficarem obsoletas. O grande desafio é mudar sem perder a essência e o reconhecimento do público sobre ela. Mas a mudança é necessária. 

Se o seu negócio mudou, é hora de fazer rebranding. 

Com o passar do tempo, as empresas vão mudando e, quando se percebe, a marca não mais lhe representa. Há um descolamento entre ela e a sua marca. Por exemplo, empresas que eram B2B e passaram a também atender o B2C, ou que ampliaram o seu segmento de atuação para novas categorias de produtos, ou internacionalizaram, são negócios que precisarão realizar um reposicionamento de marca.

Se o houve uma fusão, aquisição ou spin-offs, é hora de fazer rebranding

Nessa realidade, é preciso entender qual a estratégia do negócio, a cultura que irá se formar da união das duas empresas, ou se no caso da spin-off, se manterá ou não a associação com a marca-mãe. Tudo isso implicará na nova plataforma da marca que será desenvolvida por meio do processo de rebranding.

Se houve uma crise que impactou na reputação da marca, é hora de fazer rebranding

Nesse caso, busca-se reconstruir a confiança e reputação perdidas. 

Por fim, vale a lembrança de que rebranding não é redesign. Se no rebranding, houver mudança do símbolo da marca, então, teremos um rebranding com redesign. O rebranding é muito mais profundo que uma mudança de símbolo. Ele é o desenvolvimento de uma nova percepção sobre a marca, sobre o seu significado. Melhor dizendo: é um processo de ressignificado. 

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.