E se eu não fizer a gestão da minha marca?

Por Redação

08/04/2024 10h32

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

De uma forma bem direta, vamos à resposta: você perderá a oportunidade de gerar valor para os seus consumidores, colaboradores e parceiros. Uma marca é um ativo intangível, que promove a sustentabilidade para os negócios.


Em um mercado altamente competitivo é inquestionável a relevância da gestão de marca. Somente por meio dela é possível se diferenciar no mercado. Não é mais suficiente ter produtos de qualidade ou um bom atendimento. Os consumidores querem mais, querem inclusive ir além de questões tangíveis. Eles querem criar conexões emocionais e se sentirem representados pelas marcas que escolhem.

Marcas que falem por eles, que sejam atuantes em seus valores. Consumidores querem ser ouvidos e se sentirem parte. Parte de uma comunidade de marca que conecte a história dela com as deles, uma conexão emocional e repleta de significados únicos.


Por meio do Branding, é que uma marca se torna memorável, significativa e desejável. Ser
memorável é o que faz o cliente lembrar da marca no momento de decisão de compra. Ser significativa está relacionada à marca ter um significado único e fazer a diferença na vida do consumidor, trazendo soluções para as suas necessidades. Ser desejável é o que faz o consumidor querer compra-la e fazer parte do seu universo. Somadas essas três características, a marca cumpre o seu papel de contribuir para o resultado do negócio. Melhor dizendo: a sua sustentabilidade.

Então, se você não fizer a gestão da sua marca, perderá tudo isso e a gestão do seu negócio será ainda mais desafiadora. Logo, investir no Branding não é somente uma opção, mas uma necessidade para qualquer negócio que deseje ter resultados positivos e longevidade.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.