Ambidestria Organizacional é uma ideia que está ganhando mais e mais fama. E sua empresa precisa entender.
Antes de entrar no “organizacional” da coisa, vamos falar de “ambidestria”.
Quando uma pessoa é destra, ela escreve bem com a mão direita. Quando uma pessoa é canhota, ela escreve bem com a mão esquerda. Você já tentou inverter as mãos para testar? Já tentou escrever com a mão que não tem tanta habilidade em escrever?
O resultado é desastroso né?
Uma pessoa ambidestra é uma pessoa que consegue escrever bem com as duas mãos.
Mas vamos lá para o ambiente corporativo.
Foi em 1976 que o termo ambidestria organizacional foi usado pela primeira vez. Robert Duncan em um artigo sugeriu que os negócios precisavam alinhar a eficiência e a inovação.
O modelo de eficiência basicamente é fazer bem aquilo que você já sabe fazer. Toda empresa sonha e b busca com unhas e dentes o modelo de eficiência. Otimizar processos, automatizar tarefas repetitivas, trazer especialistas. Uma máquina de fazer acontecer em produtos ou serviços. É o que chamamos de melhoria constante, ou inovação incremental.
Mas aí quanto mais a empresa aprofunda-se no solo que entende, menos visão ela tem de outros solos. E muitas vezes, não enxergar outros solos pode ser fatal para os negócios.
É aí que entra o modelo de inovação, um modelo que busca não apenas melhorar aquilo que já sabemos, no mercado que já atendemos, mas experimentar novos mercados, novos modelos, novas tecnologias, novos processos, novos serviços, novos produtos, novos modelos de negócio e até mesmo novos negócios.
Voltando então ao exemplo da escrita com a mão oposta, uma empresa com modelo de eficiência, vai começar a “escrever” a inovação com pouca habilidade. Os traços sairão tortos, a escrita será lenta…. Mas pouco a pouco a habilidade vai ganhando refinamento, e com o tempo a inovação começará a surgir de maneira mais fluida, ágil e intuitiva.
Esse é o exercício que seu negócio precisa fazer: implementar uma cultura de inovação. Procure algum profissional especializado, pois o assunto é amplo. Mas para ajudar a gente fez uma tabela que compara os dois modelos. Esperamos que seja um bom ponto de partida.
Aqui vai a tabela:
Nos vemos no próximo artigo!