Inovar não precisa ser complicado. Saiba como simplificar

Por Redação

11/07/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

A nossa experiência já nos diz: quanto mais simples, clara e fluída a inovação, mais fácil de ser implementada. Então, por qual motivo pensar em inovação de uma forma tão rebuscada e complicada?

 

O que vamos escrever aqui neste artigo é um verdadeiro manifesto em prol da inovação factível e “pé no chão”. O mercado já é complexo demais para complicarmos ainda mais, não acha?

 

Outro dia, conversando com um amigo gestor de uma marca de roupas, ele detalhou o passo a passo do processo de inovação na empresa dele. E sabe qual o aprendizado? Simplicidade no processo, estímulo à colaboração dos funcionários com todos eles no mesmo nível de possibilidade de participação. Esse é o segredo.

 

Explique aos colaboradores sobre como o processo de sugestão de ideias irá funcionar. Na empresa que comentei, eles possuem um quadro à vista de todos, onde os colaboradores colocam lá as suas ideias com um pequeno resumo. Com a ideia exposta, os demais colaboradores podem votar nela, darem suas notas.

 

Aquele que tem a sua ideia escolhida e implementada recebe uma bonificação. Isso também é importante como fator motivador. Reconhecimento e bonificação fazem parte do processo.

 

Viu? Não foi reinventada a roda. Foi simplesmente definido um processo claro e estimulante a participação de todos. Comunicar para engajar a participação dos funcionários também é importante somado a momentos de conversas sobre inovação, ferramentas e metodologias podem ainda incrementar o processo para ir criando uma cultura de inovação genuína.

 

Então, o que acha de dar o primeiro passo na sua empresa, trazendo a possibilidade de inovar da forma que apresentamos aqui?

 

Neste espaço, quinzenalmente e sempre às segundas-feiras, Céu Studart e Thiago Baldu da Desencaixa Inova trarão reflexões, inquietações e orientações sobre futurismo e adaptabilidade.

Confira mais conteúdos da coluna Radar AQUI! 

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.