Já mediu a força da sua marca?

Por Redação

01/07/2024 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. Esse famoso pensamento é atribuído a um dos grandes pensadores da gestão moderna e professor americano William Edwards Deming.

Nessa mesma linha de raciocínio em que se reforça a importância das métricas, trazemos também o pai da administração moderna, Peter Drucker, quando ele afirma que “o que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Dois pensadores que reforçam a inquestionável importância das métricas para uma gestão profissional. Isso é tão verdade que hoje vemos tanto a busca incessante das empresas pelos dados dos clientes e quanto temos disponíveis no mercado várias ferramentas que nos auxiliam na coleta de dados, mensuração e análise para tomada de decisões estratégicas. 

E por que no Branding seria diferente? 

Pois é, não é diferente não. O melhor é que temos percebido um número maior de clientes, buscando medir a força e a reputação da sua marca junto aos seus diversos públicos e fazemos isso de uma forma científica, fundamentada em teorias que suportam e dão base para que a pesquisa sobre a força e reputação de uma marca seja válida. 

Na pesquisa que realizamos, medimos a percepção dos consumidores sobre a marca em relação a cinco pilares: diferenciação, relevância, estima, conhecimento e sentimento. De posse dessas análises, é possível melhorar os processos de tomada de decisão de marketing e realizar uma melhor gestão das marcas

Então, o que você está esperando para começar a ter uma gestão de marca baseada em dados? 

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.