Vou começar explicando logo esse título, antes de ser mal interpretada. Tanto o Branding quanto a Comunicação são importantes para os negócios. Isso é inquestionável. Nenhum deve ser deixado de lado. Mas, o ideal é arrumar a “casa” para depois comunicar. E o Branding “arruma a casa”.
Isso significa que, antes de traçar as estratégias de comunicação, é preciso estruturar as estratégias de marketing e branding. É preciso ter muito clara toda a estrutura da plataforma da marca: seu posicionamento, propósito, identidades visual e verbal… Tudo alinhado e internalizado pela cultura organizacional. Afinal, os colaboradores dão vida às marcas. Primeiro internamente, depois externamente. Essa é a máxima.
Com o Brand Book definido e as estratégias traçadas, entra em cena a comunicação. É hora de definir e executar as estratégias de comunicação. Essas estratégias devem seguir o que foi definido pelo Branding.
Parece óbvio. Todavia, exercitando o que a minha professora de filosofia da graduação, Sandra Helena, sempre destacava que: “o óbvio precisa ser dito”, resolvi trazer esse assunto para reflexão, principalmente, porque vejo uma ânsia das empresas em comunicar, sem antes fazer o dever de casa. Por isso, o esse alerta: primeiro o Branding, depois a Comunicação.
Sobre a colunista:
Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.