Muito temos refletido sobre futuros possíveis e, em todos os nossos debates a esse respeito, há um tema recorrente: o humano. O humano que deve ser colocado no centro. Um humano diverso, plural, colaborativo e inovador.
A frase que diz: negócios são feitos de pessoas e para pessoas, nunca fez tanto sentido. Todavia para fazer sentido efetivamente tem que ser praticado. Sair do nível do discurso e entrar no nível da realização. De tal maneira, que passe a fazer parte da cultura organizacional esse olhar humano e engajador da gestão.
Só olhando para as pessoas que a sustentabilidade dos negócios virá. Sabe porquê? Porque todo processo de inovação depende das pessoas e sem a inovação não há futuro, não há sustentabilidade. Máquinas não inovam, pessoas inovam. Máquinas são ferramentas. Pessoas, não.
Empresas tradicionais pensam: como vou vender essa inovação? Enquanto que a pergunta mais acertada é: como essa inovação vai beneficiar as pessoas? Que solução ela traz para a vida das pessoas?
Quando colocamos o humano no centro, toda a lógica muda. E mudar essa lógica nas empresas não é tarefa fácil. Para isso, as lideranças são fundamentais nesse processo, pois como já falamos aqui: inovar depende das pessoas.
Para as pessoas inovarem, precisam estar em um terreno fértil para isso, um ambiente emocionalmente seguro e sustentável. Nesse sentido, é preciso desenvolver uma cultura de inovação dentro das empresas, que promova a criatividade, dissemine o conhecimento e impulsione as pessoas a desenvolverem as suas potencialidades.
Então, o nosso recado é: inovação tem muito mais relação com a gestão de pessoas que com a área de tecnologia.
Pense nisso! Aja sobre isso!
Céu Studart e Thiago Baldu
Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Thiago Baldu é Sócio da DSCX Inova e consultor de Marketing, Branding e Inovação. Com experiência de mais de 15 anos, já realizou projetos de comunicação e inovação para marcas como SKOL, Ipiranga, Discovery, TAM, Grupo O Povo de Comunicação, Betânia Lácteos entre outros. Atua também como professor de graduação e pós-graduação, cursos in company, e palestra nas áreas de branding, marketing e inovação em instituições como UNIFOR, FB UNI e FAC.
desencaixa@dscxinova.com.br | @dscx.inova