Como é bom um encontro, não é?
Encontrar pessoas, coisas que desejamos…
Encontro de propósitos.
Encontrar. Ir ao encontro.
Já pensou que uma marca pode ser esse ponto de encontro? Seja de forma física ou virtual, a marca pode ser o elo, a conexão do consumidor com o mundo dele, suas preferências e conteúdo de interesse. Pode ser um espaço para o consumidor compartilhar com outros consumidores temas de interesse comuns.
Você deve estar se perguntando se isso tem conexão com o propósito e posicionamento da marca. A resposta é sim, pois se a sua marca não tiver relação com o mundo dos seus consumidores, algo está equivocado, pode ter certeza.
Marcas fortes são aquelas que não vendem somente produtos. São aquelas que proporcionam encontros e que possibilitam gerar conexões emocionais, culturais e sociais entre as pessoas. Mas, como fazer isso, na prática? Vamos lá, às dicas:
- Conheça o seu consumidor, mas conheça verdadeiramente, entenda suas preferências, interesses, valores, crenças. Use ferramentas de escuta ativa nas redes sociais, realize pesquisas, observe, analise os dados etc.
- Crie um espaço de partilha. Promova comunidades em torno da sua marca. Pode ser um grupo no WhatsApp, um clube de membros ou até mesmo eventos presenciais.
- Seja uma marca culturalmente relevante para o seu público. Realize conversas que importam para ele. Marcas que são pontos de encontro dialogam com os temas contemporâneos e pertinentes.
- Cocrie com o consumidor. Se a marca é para ele, ele precisa fazer parte. Gere senso de pertencimento verdadeiro.
- Transforme o seu propósito em ação. Seu propósito precisa virar ação para se conectar com o propósito do seu consumidor.
Enfim, o valor de uma marca está na sua capacidade de encantar e criar conexões autênticas. Uma marca quando é ponto de encontro, ela vira comunidade, lugar de troca, de valor e de afeto. Afinal, marcas fortes e memoráveis são aquelas que nos fazem encontrar com nós mesmos, um encontro de mundos e de propósitos. Sua marca também é esse ponto de encontro?