Tenho certeza que a transformação digital é um desafio para a sua empresa, não é?
Essa é uma realidade de muitos negócios. Eu me arrisco a dizer que as causas desse fato, em sua grande maioria, estão relacionadas à cultura organizacional.
Pessoas e cultura devem ser prioridades no processo de transformação digital. Muitos pensam que a transformação digital deve ficar restrita ao setor de TI. Ledo engano! Para que ela aconteça, a transformação digital deve ser alimentada pela cultura organizacional que deverá proporcionar um ambiente fértil para essa transformação. Além disso, a transformação digital deve ser vista como algo estratégico para as empresas, diante de um mercado que necessita de inovação constante e com clientes cada vez mais exigentes. A transformação digital é fonte de valor e sustentabilidade para os negócios.
Um estudo sobre “Evolução da Inovação de Negócios e Digital” realizado pela Meta, empresa brasileira de tecnologia e inovação, em parceria com a Fundação Dom Cabral, revelou as seguintes diretrizes sobre o assunto:
- É preciso que os colaboradores tenham clareza sobre os objetivos da transformação digital, as dificuldades enfrentadas e o que se espera dessa transformação.
- Os colaboradores precisam ter atributos e habilidades, como: adaptabilidade e capacidade de aprender e reaprender; conhecimento da operação e senioridade. Além disso, a diversidade é muito importante para o processo de transformação.
- Todos os projetos devem ter suas prioridades estabelecidas, considerando as oportunidades e os problemas relevantes para as empresas. É fundamental ter indicadores de resultados, objetivos de geração de valor e as hipóteses a serem testadas através de MVPs.
O estudo ainda afirma que, para 67% dos executivos entrevistados, o principal desafio da Transformação Digital é cultura organizacional, e não a tecnologia. Logo, trabalhar a gestão de pessoas é imprescindível para o processo.
Do total de participantes, 42% dos líderes acreditam que as novas tecnologias serão responsáveis por ampliar a eficiência operacional e otimizar a alocação de recursos, promovendo a competitividade organizacional.
Em resumo: para transformar digitalmente a sua empresa, você precisará primeiro ter as pessoas certas e uma cultura organizacional fértil para tal. Só a tecnologia será como uma clínica que tenha aparelhos de ponta, mas nenhuma pessoa que saiba operá-los.
Céu Studart
Sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.