Uma marca precisa gerar sensações para se posicionar no mercado

Por Redação

12/08/2024 10h48

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Em junho, estive na Austrália. Foi uma viagem inspiradora e que me proporcionou muitos aprendizados que compartilho, aqui, com você.

A gente que “respira” marketing e branding está sempre com o olhar atento sobre tudo o que remete a conteúdos relacionados a eles, até os mais improváveis. E não vou falar aqui do comportamento do consumidor australiano, nem do mercado, vou falar de sensações.

É sobre isso. É sobre aquela sensação de quando você chega em um lugar encantador e surpreendente, que faz você querer vivenciar tudo, que faz você querer ficar, experimentar e falar a respeito. É isso que a sua marca precisa gerar no seu consumidor.

Não se trata apenas de oferecer um produto, mas de criar uma conexão emocional que ressoe com o consumidor em um nível mais profundo e de uma forma que nenhuma outra marca consiga fazer. Essas sensações positivas influenciam diretamente na autenticidade da marca, na percepção de valor e constroem o posicionamento de mercado.

Uma experiência de compra associada a emoções agradáveis ­– como felicidade, satisfação, leveza ou empatia – possui uma probabilidade maior de gerar relacionamentos significativos com os clientes. Marcas que tocam o coração do consumidor criam uma conexão duradoura que não só facilita a recompra, como também transforma os clientes em advogados espontâneos da marca.

Mas para gerar sensações positivas é preciso ir além do marketing tradicional, é preciso gerar experiências e cuidar de todos os detalhes, de todos os pontos de contato de forma orquestrada e consistente. É preciso ter uma gestão de marca estratégica, entendendo profundamente de pessoas, do comportamento do consumidor, suas motivações e desejos, e, a partir daí, construir experiências que surpreendam e encantem.

Portanto, em um mundo “raso”, o ideal é que a sua marca busque a profundidade para deixar marcas positivas em seu público e resultado para o seu negócio.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.