Busca na era da IA

Por Redação

24/10/2025 10h30

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Por mais de duas décadas, o Google organizou as informações do mundo e, de certa forma, moldou o nosso jeito de pensar. Adotamos o hábito “dar um google” sempre que surge uma dúvida e nos acostumamos a percorrer uma lista de links até encontrar a resposta mais conveniente. 

Com a popularização de ferramentas como ChatGPT, Gemini e Perplexity, essa lógica começou a mudar. Em vez de buscar respostas, estamos agora conversando com elas. Isso é um caminho sem volta que pode fazer o modelo de busca como conhecemos hoje parecer tão antigo quanto consultar uma enciclopédia.

E se a forma de buscar mudou, a forma de ser encontrado também está mudando. Hoje, muitas empresas se preocupam com SEO, um conjunto de técnicas para aparecer nas primeiras posições do Google e ser clicado pelos usuários. Isso continua sendo extremamente importante, mas agora uma nova frente está se abrindo: a da Otimização para Inteligência Artificial (AIO, na sigla em inglês).

Neste novo cenário, em vez de competir por cliques, as marcas competem por espaço nas respostas da IA. É o mesmo que estar no top of mind das máquinas. O importante é “ser lembrado” pela IA para fazer com que sua marca, produto ou conteúdo seja citado ou recomendado nas respostas.

Estudos recentes, como o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, mostram que mais de 60% dos Millennials e da Gen Z já usam IA para pesquisar produtos, marcas e ideias antes de ir para o Google. Ou seja: elas estão se tornando o novo canal de descoberta.

Marcas, organizações e criadores de conteúdo precisam entrar no radar das inteligências artificiais se quiserem ser reconhecidas como uma fonte segura. Se a turma do SEO se preocupava com tráfego orgânico, palavras-chave e backlinks, agora precisa cuidar também do contexto, da credibilidade e da estrutura dos dados. Isso muda o jeito de produzir e distribuir conteúdo.

Durante décadas, buscamos aparecer no Google. Agora, precisamos aprender a aparecer na consciência das ferramentas de IA. No fim do dia, quem conseguir transformar dados em relevância continuará sendo lembrado. Não apenas por máquinas, mas, principalmente, pelas pessoas.

Gustavo Peixoto
Diretor de Produtos e Startups na iRede
Gustavo atua na interseção entre tecnologia, empreendedorismo e marketing. É Diretor de Produto e Startups no iRede e Professor de Marketing na Unifor. Anteriormente, foi Diretor de Estratégia na Advance e Redator Criativo para diversas agências nacionais e internacionais. Com mais de 25 anos de mercado, participou de projetos para marcas como Pague Menos, Johnnie Walker, Cisco, PlayStation, Stella Artois, Apple, Emirates, Angola Cables e Rappi. Tem MBA em Gestão de Negócio e Inteligência de Mercado pela Saint Paul, graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unifor e passagem por importantes escolas de estratégia e criatividade, como Hyper Island, Miami Ad School, ESPM e La Escuelita.