Premiação

Com 26 prêmios, Brasil encerra o primeiro dia do El OJO de Iberoaméria 2023

Por Redação

16/11/2023 09h27

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País conquista 6 troféus de Ouro, 11 de Prata e 9 de Bronze no festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo

Um total de 26 prêmios foram concedidos à criatividade publicitária brasileira no primeiro dia da 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica. Nesta terça-feira, 14 de novembro, o Brasil conquistou 6 troféus de Ouro, 11 de Prata e 9 de Bronze. No primeiro dia do festival internacional de criatividade latina, que acontece em Buenos Aires, foram revelados os premiados em sete competições: Produção Audiovisual, Saúde & Pharma, Eficácia & Transformação Criativa de Negócios, Produção de Áudio & Som, Gráfica, Produção Gráfica e Rádio & Áudio. Esses ganhadores não entram na contagem oficial de troféus para a publicidade brasileira, pois eles precisam ser obrigatoriamente do Brasil.
 

Em Produção Audiovisual o Brasil ganhou 13 prêmios: 2 de Ouro, 7 de Prata e 4 de Bronze. O Gran Ojo (como é chamado o GP nesse festival) foi para o México, com o trabalho “Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada, da TBWA\Media Arts Lab para Apple.
 

Na estreante competição de Saúde & Pharma do El Ojo de Iberoamérica a criatividade brasileira ganhou 6 troféus, dos quais 1 é de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze. No entanto, vale destacar que no trabalho que ganhou o Gran Ojo nessa categoria, “El Puente”, da Klick Health para a ONG Paws NY, levou o GP para os EUA, mas o CCO da agência é o brasileiro Bernardo Romero, a produtora do filme é a brasileira Lightfarm e a produtora de som é a também brasileira Jamute Áudio.
 

Em Eficácia & Transformação Criativa de Negócios, 6 troféus foram para o Brasil: 3 de Ouro, 2 de Prata e 1 de Bronze. O Gran Ojo foi para a Colômbia, com o case “Influencer’s Friends”, criado pela DDB Colômbia para AB InBev Colômbia.
 

Já em Produção de Áudio & Som, houve apenas um troféu brasileiro, de Prata. O Gran Ojo foi para o México com o case “Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada, da TBWA\Media Arts Lab para Apple.
 

Tanto em Gráfica, em Produção Gráfica, quanto em Rádio & Áudio, não houve nenhum troféu para o Brasil. Em Produção Gráfica o Gran Ojo foi para com o case “Let´s Wash Away The Taboo”, da Lola MullenLowe e MullenLowe UK para Unilever/Persil. Já o GP de Rádio & Áudio foi para o Uruguai, com o case “Podés Comprarte uma radio”, criado pela Havas Gurisa para Loterías Y Quinielas del Uruguay. Em Gráfica, não houve ganhadores do Gran Ojo.
 


Dois trabalhos de duas agências ganharam troféus em Melhor Ideia Local – Brasil. O case “Eart4”, da AlmapBBDO para UN Global Contact – Pacto Global; e o case “Bring Home the Bud”, da Africa Creative para AB InBeve – Budweiser, com participação de Wieden+Kennedy New York e Wieden+Kennedy São Paulo.